segunda-feira, 13 de junho de 2016

RESENHA | P.S.: Ainda amo você, de Jenny Han


P.S.: Ainda amo você, de Jenny Han
Publicado pela Editora Intrínseca, 304 páginas
Nota: 3.0
Obra cedida para resenha pela Editora Intrínseca
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários.
Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam.
Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.
Para conferir a resenha do primeiro volume, basta clicar aqui

Em "P.S.: Ainda amo você", vemos as confusões, reconciliações, problemas, paixões, ciúmes e inseguranças que ficaram pendentes no livro anterior, "Para todos os garotos que eu já amei". Com o desfecho incompleto do primeiro volume, neste segundo volume, o romance de mentirinha de Lara Jean e Peter, parece ser muito mais do que mentiras ou simplesmente para fazer ciúmes ou fugir do constrangimento. Algo parece aflorar no coração da Lara e começa a surgir um sentimento forte e belo.

Depois de sua paixão pelo namorado da sua irmã, Lara nunca pensou que gostaria de outra pessoa, principalmente que esse garoto seria logo o Peter Kavinsky. Mas algo parece mudar no relacionamento de mentirinhas dos dois e ambos descobrem que se amam. Mas Lara nunca soube o que era namorar, o que era ter um namorado ao seu lado. Mas dessa vez, Lara teria que descobrir o que era amar de verdade, se redescobrir e se livrar do passado.

Mas não seria nada fácil. Principalmente por causa de duas pessoas do passado, o ex da irmã da Lara, o John, e a ex do Peter, Genevieve. E além desses sentimentos de insegurança, teria que cuidar da casa e ser independente depois da viagem feita pela sua irmã, Margot, na qual ela tanto se apoiava e pedia ajuda.

Entretanto, com a ajuda de Peter, ela se sente feliz e segura. Com ele, ela descobre um sentimento bom e uma segurança tranquilizadora. Mas, toda essa felicidade parece quebrantada quando ela vê um vídeo pessoal dela com ele com várias visualizações e na boca de toda a escola. Além disso, ela se vê completamente insegura quando vê a proximidade de Peter com a Genevieve.

E quando parecia que não poderia piorar, o ex da irmã da Lara volta e envia uma resposta pela carta na qual ela escreveu para ele e ela descobre que ele também recebeu a carta e que também foi o único que não respondeu e que também não entregou a correspondência. E tudo isso ela não sabia até o dia em que ela recebeu pelo correio a resposta escrita pelo John. E esse ato do John, faz com que Lara fica ainda mais confusa e fazendo com que coisas que ficou desencadeada sejam abertas novamente.

E a partir daí, o coração da Lara fica balançado, e várias coisas acontecem. O ciúme, a insegurança e questões do passado reaparecem balançando a vida de todos ao redor de Lara.
Bom, quando eu li o primeiro volume “Para todos os garotos que eu já amei” e quando eu terminei de ler, eu simplesmente fiquei louca e fiquei mais louca ainda quando eu soube que teria uma continuação. Mas infelizmente “P.S.: Ainda amo você”, não me cativou, não me deu sorrisos bobos e na maioria das vezes, me deixou um pouco revoltada com as atitudes da protagonista.

Não estou dizendo que o livro é inteiramente ruim. Claro que não é! Mas em relação ao primeiro, não foi a mesma coisa. E quando eu disse que não tinha gostado como o primeiro, muitas pessoas escreveram: “Ai, deixa de mimimi, Iris. Claro que o primeiro sempre será melhor.” Na minha opinião, nem toda série, trilogia ou duologia,  o primeiro sempre será o melhor. Já li vários livros que toda a série foi um porre, mas chegou no último volume, foi incrível. Então, essa de dizer que o primeiro sempre será mais marcante, para mim isso não tem nada a ver. (apenas para desabafar mesmo)

Mas enfim, neste volume, senti que todo o madurecimento que a Lara tinha conseguido no primeiro volume, foi pro ralo abaixo. Neste volume a protagonista pareceu uma personagem muito confusa, muito mimimi, muito exagerada em várias situações. Não estou tentando neutralizar as dificuldades que ela passou, mas se ela tivesse sido um pouco madura, teria sofrido muito menos. Entendo que era a primeira vez que ela tinha um namorado, que ainda esse namorado tinha uma ex que vivia no pé e que por ser adolescente, toda essa insegurança é normal. Mas mesmo assim, fiquei um pouco revoltada com a protagonista.

Outro ponto que não me agradou foi a questão da autora trazer um personagem lá no fundo do baú para fazer um pequeno trama e confusão na vida dos personagens. Gosto muito do personagem, John, mas achei muito desnecessário a autora trazer esse personagem e principalmente a maneira que como ela trouxe.
Porém, entretanto e todavia, o livro como eu havia dito, não foi completamente ruim. Neste novo livro tem uma personagem bem divertida e interessante, a senhora Stormy, que está num asilo onde a Lara trabalha. Stormy é uma senhora espirituosa, divertida, alegre e cheia de vida! Deu muito destaque na obra e alegrou um pouco a minha leitura em vários momentos.

E além dessa personagem maravilhosa, a leitura também valeu a pena pelos personagens, Peter e Kitty. Peter continua o mesmo personagem tranquilo, lindo e maravilhoso. Com a mesma essência mesmo achando que algumas partes ele poderia ter feito algo e infelizmente não fez. E o prêmio desse livro vai para a minha querida, Kitty. Ela foi a única personagem que continuou completamente a mesma que a primeira, só que agora mais madura e esperta. Continua a mesma personagem divertida, engraçada e cheias de maluquices.

Nesta obra a escrita da autora continua leve, rápida e até gostosa de ler. Mas infelizmente alguns personagens diminuíram o amor que eu sentia por esse livro. E vai ter continuação dessa duologia e realmente eu não sei o que pensar. Em minha opinião, poderia ser apenas esses dois livros que já estaria de bom tamanho. Mas, espero que no próximo volume as coisas melhorem.

E não posso deixar de citar outro ponto que foi esta capa linda e maravilhosa. A Editora Intrínseca como sempre arrasou na revisão e mesmo a diagramação sendo simples, está realmente muito boa! 

Para mim, este livro não teve muito significado ou utilidade, devo ser sincera, mas essa é o meu ponto de vista. Assim como eu não gostei, cada um de vocês pode gostar e até mesmo amar. É o que eu realmente desejo. Eu não curti muito a leitura, mas se você se interessou pela história, dê uma chance.

E gente do céu! Que resenha enorme. Mas se não fosse enorme não seria eu, certo? (risos). Se eu machucar alguns de vocês pela resenha, peço realmente desculpas, mas eu sou muito sincera com vocês, meus amores e infelizmente essa leitura não me cativou. 
Beijos e até a próxima!

28 comentários:

  1. Oi Irisvanda! Finalmente voltei hehe
    Antes de mais nada: seu novo layout ficou um amorzinho, super lindo ❤
    Também estava com saudades suas e do seu blog, e das nossas conversas. E dos atores que não respondem nossos e-mails haha
    Nunca foi segredo que eu não gostei dessa série desde a primeira obra né?
    Infelizmente, a maioria das coisas que você não gostou nesse segundo livro eu já não tinha gostado no primeiro.
    Nunca achei a personagem Lara grande coisa e só a premissa do livro que tinha me interessado, porém quando eu comecei a ler, logo desisti e o resto você já sabe :P
    Muito bom voltar aqui, mil beijos pra você e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha linda Ju. Que prazer a sua visita <3
      Fico muito feliz que tenha gostado do novo layout e também sinto muita falta de suas conversas e sua companhia. Nem me fale poxa. Já fico triste ao pensar desses autores kkk.
      Sim, a personagem realmente grande coisa, mas foi uma decepção essa continuação.
      Mas enfim, volte sempre <3

      Excluir
  2. Bem, eu não li o primeiro livro, nem esse, acho bem tensa essa questão de uma irmã se apaixonar pelo namorado de outra irmã, acho isso uma das piores traições, acho que foi por isso que não tive vontade de ler. mas quem sabe no futuro eu possa, não sei, gostei da sua resenha ;)
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ana. É bem tensa essa questão de irmãs. Mas confesso que isso não teve a ver com o meu desapontamento. Mas enfim. Espero que ainda tenha a chance de ler e que bom que se agradou da resenha <3

      Excluir
  3. Que propriedade você tem pra escrever, e que resenha incrível. Me estigou a ler, sem dúvidas. Ah, e que layout incrível. Muito sucesso, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, moça. Muito obrigada mesmo. Fico bastante contente por você ter gostado da resenha e do layout.
      Muito sucesso para você também <3

      Excluir
  4. Adoro esse livro, ainda não li, mas quero muito!! Que ótima resenha, muito bem escrita! Parabéns ♥ Beijão!!

    http://sorrisosnooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler, Samara. E que goste <3
      Fico feliz por ter gostado da resenha.
      Obrigada <3 <3

      Excluir
  5. Realmente sua resenha me deixou com vontade de ler esse livro, apesar quem não conhecia. A vida dela em geral é bem conturbada rsrs, e também acho a pior traição é a irmã se apaixonar pelo namorado da própria irmão.Mas no geral é bem interessante a história :)
    Seu blog é lindo, parabéns!

    http://garotascomovoceoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que sentiu vontade de ler a obra, Keren! A história dela realmente é bem estranha digamos assim rsrs. Mas é interessante. Que pena que não deu muito certo comigo.
      Que bom que gostou do blog <3
      Fico feliz e muito sucesso para ti!

      Excluir
  6. Jesus, quanta complicação! ahhahahaha Parece ser um livro interessante, mas eu não sei se conseguiria ler. Perco rápido a paciência e é tipo assim: "já tenho 467 problemas meus, ainda tenho que saber lidar com os dos personagens fictícios dos livros?! Não, né!" hahahahah mas gostei da resenha! Muito legal! Beijoca! <3

    ResponderExcluir
  7. Embora nunca tenha lido esse livro e nem o a Como eu era Antes de Você eu sou doida para ler, só estou esperando a menina da biblioteca devolver que vou pegar :)
    Amei a resenha e o blog! Tudo bem explicadinho bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei sua sinceridade na resenha e concordo, a capa está linda! Ah, adorei o layout do blog!! Beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Engraçado, nunca me interessei nem pelo primeiro volume, nem pelo segundo. ahaha
    Não sei explicar o motivo, mas simplesmente, não me cativou esse tipo de leitura.
    Achei um pouco bobinho demais, água com açúcar demais.
    Estou em busca de algo que fuja disso tudo. hahahaa
    Beijão!

    www.plataformaviajante.com.br

    ResponderExcluir
  10. Que resenha mais completinha *_* adorei!
    Tenho muita curiosidade de ler esses livro porque adoro as capas, as sinopses e tudo mais ❤️ Eles está na minha wishlist há séculos, mas eu nunca encontro nas livrarias :p
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou louca para ler esse livro, não gosto de ler resenhas antes de ler, mas por essa eu fiz um esforço kkk, uma pena que não tenha gostado, mas espero que eu goste.

    ResponderExcluir
  12. Já anotei aqui, porque com certeza vou ler, começando pelo primeiro volume. Mesmo o segundo não sendo tão bom como o primeiro como você diz, fiquei curiosa para ler também. Mesmo pq tem alguns pontos positivos que você cita.
    Já está na minha lista dos próximos livros.
    Adorei, bjs!

    ResponderExcluir
  13. É tão ruim quando um livro nos decepciona e não curtimos tanto a leitura, né? Ainda não li nem esse nem o primeiro volume (ainda espero ler ele assim que possível), mas tomara que não me decepcionem também! Amei seu blog e a forma como escreve, parabéns pela resenha! Beijos!

    Blog Ei Carol!

    ResponderExcluir
  14. Oi Irisvanda!
    Nossa a primeira pessoa que vejo fazendo uma crítica a esse livro, a maioria é só elogios a ele hahaha Adorei que você expôs sua real opinião sobre ele. Ainda não li nenhum deles apesar de estar nos cinemas e tals, vou ler o primeiro para ver se desperta o meu interesse.
    Parabéns pela resenha e pelo blog!
    Beijos
    https://blog-mundodalua.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. realmente a capa é linda!
    mas não li o livro ainda, ele está na minha lista de espera ainda!
    hahaha
    não parece ser tão empolgante e apaixonante como normalmente são os livros de romance de agora né?
    mas vou ler pra ver! ♥
    beeeeeeijos!
    ah, a resenha ficou longa, mas ficou OTIMA!!

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem? Geralmente gostamos de um livro pela capa ou pela publicidade que é feita sobre ele. Cada dia mais as editoras estão investindo em livros que possam conquistar os leitores, no entanto alguns deixam a desejar. A capa desse é muito linda e é um convite à leitura, pena não ter agradado você. Quem sabe o próximo te conquiste. A resenha ficou ótima. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi Iris!Essa é a primeira vez que visito teu blog!Sobre o post:A capa é linda e eu gostei bastante também da resenha.Tu acredita que eu nunca li um livro dessa autora?(e se li,não me lembro.Hahaha)Pois é.Mas,como eu gostei da resenha,vou tentar adquiri-lo!Sobre a tua opinião,eu também não gosto de personagens cheias de mimi,dramáticas,confusas demais,só que como isso é uma característica da adolescência,até que combina né?Acaba destacando bem essa fase,uma fase tão complicada e como a própria personagem mesmo vive,cheia de amor platônicos.Uma coisa que me interessou,foi que um vídeo pessoal da garota com seu namorado foi vazado e normalmente,os romances são tão "bobinhos",só flores e tals e nem acontece nada.E quando acontece algo de ruim,normalmente é alguma amiga falsa,né?E aí a autora vem e coloca em público um assunto tão delicado como esse,né?Criativo e diferente da parte dela.Gostei!Vou colocar esse livro na minha listinha!
    Ah,sobre a resenha:Ficou muito boa e o bom é que tu foi sincera,sabe?Isso é bonito.
    Bom,era isso.Parabéns pela resenha!
    Beijux!

    https://guriadaescrita.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Gente que resenha ♥ Eu sou apaixonada pela capa desses livros mas ainda não consegui ler. Tô num projeto de terminar de ler todos os livros da estante antes de comprar mais (eu comprei uns 50 livros esse ano e me apavorei comigo mesma haha). Mas com certeza é uma leitura que farei assim que concluir esse projeto.

    ResponderExcluir
  19. Puxa, uma baita resenha mesmo! E quase não li porque pensei que fosse sobre o primeiro livro (que tenho vontade de ler), mas quando percebi que era continuação encarei o textão! hahahaha Nem sabia que o primeiro tinha uma continuação e muito menos teria um terceiro livro. Tua resenha me deu vontade de ler o livro, depois tirou a vontade e depois deu vontade de novo... hahahaha
    Adorei tua sinceridade e respeito muito resenhas assim!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Eu amei a capa do livro, dos dois na verdade. Não li nenhum ainda, mas quando comecei a ler sua resenha achei a história meio adolescente demais pra mim, achei que eu não gostaria muito desse enredo. Quando vi que não te cativou também, tive certeza que eu não ia me dar bem. rsrs.

    Mas se não tivesse lido nada, compraria só por essa capa com certeza. rsrs

    ResponderExcluir
  21. Eu li o primeiro e gostei,mas não tenho vontade em lerco segundo,gostei de história, mas achei muito teen,adorei a sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Vi essa resenha em um grupo do Google+ e me apaixonei pela fotografia rsrsrs por isso cliquei, você faz uma resenha muito boa e vou confessar que mesmo sabendo que você não curtiu muito esse livro, fiquei curiosa pra ler.
    Estou te seguindo.

    Beijos

    Quando Acordei

    ResponderExcluir
  23. Oii, amei seu blog, você escreve muito bem. Estou louca para ler esse livro e ele já está na lista para a proxima compra rsrsrs
    menteemmarte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações