sexta-feira, 27 de maio de 2016

Resenha | Auggie & Eu, de R. J. Palacio

Auggie & Eu
R. J. Palacio, Editora Intrínseca, 326 Páginas
5 estrelas
Obra cedida em parceria com a Editora Intrínseca
A história de Auggie Pullman, o menino de aparência incomum que tem encantado milhares de leitores desde o lançamento do romance Extraordinário, em 2013, ganha agora novas perspectivas: Julian, Christopher e Charlotte, personagens da vida de Auggie, narram nos três contos reunidos no livro Auggie e eu seus encontros e desencontros com o amigo extraordinário. O capítulo do Julian dá voz a um personagem controverso: o menino que liderava o bullying contra Auggie na escola. Enfim temos a oportunidade de entender o que o levou a agir dessa forma e o que Julian pensa das próprias ações. Em Plutão, o narrador é Christopher, o primeiro amigo de Auggie. Os dois meninos compartilham lembranças da infância e, apesar de terem se distanciado, aprendem que boas amizades sempre valerão um esforcinho a mais. Shingaling mostra Auggie pelos olhos de Charlotte, a única menina entre as três crianças escolhidas para apresentar a Auggie sua nova escola. Com ela entramos no universo das garotas e vemos como a chegada de Auggie afetou as relações entre elas. Para quem sente saudades do menino cativante de feições e personalidade extraordinárias e tem curiosidade em saber mais sobre sua história, Auggie & eu é um verdadeiro presente.

Quem nunca leu Extraordinário e se apaixonou por Auggie? Um menino que narra as dificuldades que encontra ao ir para a escola pela primeira vez, depois de ter sido educado em casa por anos por possuir uma deformidade facial?

Auggie passou a vida inteira esforçando-se para permanecer vivo, vencendo dificuldades profundas, e ao invés de entregar-se ás condutas preconceituosas de seus colegas, seguiu sua própria ideologia de que não devemos tentar esconder nossas diferenças, aceitando-se e fugindo do padrão comum quando realmente a diferença faz de você ser único.

O livro Auggie & Eu acrescenta pontos de vistas para o enredo da vida de Auggie e seus amigos. As três histórias incluídas neste livro mostram a versão de Julian, Plutão e Shingaling.
A história ansiava ferozmente era a de Julian, o valentão, que sempre menosprezou Auggie, assediando-o moralmente. Eu necessitava de uma explicação plausível para tanta monstruosidade e ver quais seus reais motivos e influências, bem como se seria possível uma mudança em suas atitudes.
Já a história de Plutão, me emocionou. Seu desprendimento, sua amizade sólida, seu sofrimento real ao ver Auggie ser rejeitado e todas as provações que passou devida a sua deformidade. Foi realmente uma prova de amor, lealdade e uma grande responsabilidade em ser e se manter amigo de Auggie apesar das dificuldades.
A história de Shingaling é mais diversa. Fala muito dela e como ela lutou para se encaixar nas amizades e de como ela superou seu mal-estar social. Narra também como ela tenta se encaixar e se manter neutra na tentativa de agradar a todos.

No geral adorei as histórias e realmente é uma adição surpreendente e necessária a Extraordinário. As narrativas são comoventes, tangíveis e tocam o coração. É realmente muito interessante á forma como cada um, enxerga e encara as adversidades. 
A capa é linda, diagramação e fontes impecáveis, as páginas são em papel pólen e as artes são muito fofinhas. Leitura recomendadíssima!

4 comentários:

  1. Eu amei "Extraordinário" e fiquei muito feliz quando soube que a editora lançaria esse livro com a visão dos outros personagens. Como você bem disse, a adição é necessária. A edição é linda!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Carla uma excelente adição! Beijos!

      Excluir
  2. Sempre quis muito ler esse livro,mas com a correria acabei esquecendo,foi bom ve-lo aqui,quem sabe esse final de semana...ilustração muito legal tbm.

    ResponderExcluir
  3. Que fofura! Eu li "Extraordinário" e amei muito... Quero muito ler mas no primeiro semestre ainda não li nada :(

    Beijos,
    WWW.JULIACHARAN.COM

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações