sábado, 2 de janeiro de 2016

Resenha - Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo - Tony Chastinet

Operação Harém - O mundo secreto da prostituição de luxo
Autor: Tony Chastinet
Páginas: 344
Editora: Companhia Editora Nacional





Cortesia da editora
Depois de ter o sonho de fazer dinheiro no exterior destruído, Ariane volta ao Brasil disposta a denunciar uma grande rede de prostituição de luxo e tráfico internacional de mulheres. É assim que começa Operação Harém, livro-reportagem do jornalista Tony Chastinet, que, instigado pelo anonimato da operação à época, foi buscar informações para encaixar as peças dessa brilhante investigação conduzida pela Polícia Federal e por agências de segurança internacionais. O leitor terá à mão os detalhes do esquema milionário e saberá um pouco mais da vida das mulheres que fazem o famoso book rosa. Mergulhará na grande rede da prostituição de luxo, onde não há limites para o poder e a ganância.

Em Operação Harém vamos assistir de camarote a um minucioso e bem formulado esquema milionário de prostituição que não envolvia apenas prostitutas de luxo, compreendia modelos, dançarinas, atrizes e demais celebridades, ou seja, mulheres famosas que se degradavam por milhares de reais no quais os principais “compradores” eram políticos (entre eles na época o atual presidente Fernando Collor de Mello e o empresário e deputado Sergio Naya), mafiosos estrangeiros, jogadores de futebol, políticos e empresários.

Operação Harém, escrita pelo jornalista Tony Chastinet, não foi um livro fácil e rápido de ser escrito, entre pesquisas e minuciosas investigações a obra demorou cinco anos para ser escrito, e é um retrato em folhas e letras que detalha em minúcias uma estrondosa operação da Polícia Federal que atingiu não só o Brasil mobilizando todo um esquema para desbancar o tráfico de mulheres brasileiras que abasteciam o mercado de prostituição de alto luxo no Brasil e no exterior.

Mesmo baseado em fatos reais, o livro é uma obra fictícia, ou seja, Tony Chastinet se utiliza de nomes fictícios para manter a integridade das mulheres e demais pessoas envolvidas no esquema, o que achei desnecessário, pois pra que preservar a imagem de pessoas que na verdade mereciam estar na cadeia? Mas é como se diz: no Brasil tudo acaba em pizza, mas nesse caso acabou em sexo e em mulheres que recebiam até R$20.000,00 por um programa.
A história em si se dá início quando de volta ao Brasil, Ariane que é uma prostituta que fazia parte da rede de prostituição decide deletar as pessoas envolvidas no esquema após um grave episódio ocorrido numa viajem de iate com alguns empresários árabes. E é a partir do instante que Ariane faz essa delação na delegacia que o universo milionário de prostituição de alto luxo fica visível às autoridades competentes e em seguida apresentado ao leitor atráves de Tony Chastinet.

O livro é minucioso, a escrita é interessante e os detalhes sórdidos estão presentes. Incrível como o dinheiro, luxo e poder tem o poder de macular as pessoas. É um livro de narrativa forte que te deixa a par de tudo que acontece em um esquema de prostituição de luxo e de quantas pessoas poderosas estão envolvidas e de como é difícil às autoridades chegarem aos culpados devido à pressão dos poderosos de não terem seus nomes divulgados na mídia.
Triste saber que no momento que a fórmula sexo + dinheiro + pessoas influentes estão no mesma panela, a impunidade corre solta e no final o mercado do sexo continua na mesma. O tema é abordado, jogado nos jornais e revistas, mas em seguida esquecido pelos brasileiros que tem uma grande propensão a deixar pra lá e seguir a vida como se nada tivesse importância e no fundo tristes por não terem conseguido “tirar o seu” desse esquema todo.

A Editora Companhia Editora Nacional fez um lindo trabalho de capa e a fonte tem o tamanho certo, mas infelizmente as folhas brancas deixam a leitura mais lenta, pois elas brilham mais, atrapalhando a visão. Mas nada muito sério que tira a importância da leitura e dessa obra tão bem abordada. Leitura recomendada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do Blog

Visualizações