domingo, 6 de dezembro de 2015

Resenha - Vida e Morte - Stephenie Meyer

Vida e Morte

Série: Crepúsculo

Páginas: 391

Autora:  Stephenie Meyer

Editora: Intrínseca

 


Livro cedido em parceria com a Editora Intríseca 
Novamente, os leitores vão se apaixonar pela arrebatadora história de amor de Bella e Edward... ou, quem sabe, será uma primeira vez. A edição especial de aniversário inclui um conteúdo extra e exclusivo: Vida e morte, nova versão em que a autora inverte o gênero dos principais personagens.Em Vida e morte os leitores vão se maravilhar com a experiência de ler a icônica saga de amor agora pelos olhos de um adolescente que se apaixona por uma sedutora vampira. Numa publicação ao estilo “vira-vira”, a edição comemorativa traz mais de 400 páginas de conteúdo extra, além da nova capa, com Crepúsculo de um lado e Vida e morte de outro. Os milhares de fãs de Bella e Edward não vão querer perder a oportunidade de ver seus tão queridos personagens em novos papéis.“Fico maravilhada que já se tenham passado 10 anos da primeira edição de Crepúsculo”, comenta a autora Stephenie Meyer. “Para mim, esse aniversário é uma comemoração dos fãs, que sempre foram inacreditavelmente dedicados e apaixonados.”

Devo iniciar minha resenha com uma confissão: Eu possuo todos os livros de Crepúsculo, li a série em um total de 4 vezes cada livro, fora os filmes que já perdi a conta. Procurei em vão ao longo dos últimos anos, tentar não gostar de tudo que Crepúsculo representa, tentando remover essa fascinação vultosa que a série desperta em mim, mas quando fiquei sabendo do livro em comemoração, dos 10 anos de Crepúsculo meu coração pulou várias batidas e constatei que pode passar mil anos e meu coração sempre vai vibrar de emoção, como da primeira vez que recebi meus livros em casa no ano de 2008.
Sei que nesse momento vocês devem estar pensando que realmente eu sou um pouco descabida, louca até, mas na verdade foi uma parte importante da minha vida e nada mais natural que ficar em êxtase com cada novidade que aparece. Concordam comigo?
Vida e Morte, da grande escritora Stephenie Meyer é uma grande revisão do primeiro livro, mas com uma troca de gênero: Bella agora se tornou Beau Swan - abreviação de Beaufort e Edward tornou-se Edythe Cullen. Não há nada de insólito na história moçada. Meyer logo no prefácio admite que, precisamente é a mesma coisa, com ressalva claro, das alterações necessárias para hospedar uma troca de gênero, e um final previsível que eu não vou poder falar pra vocês senão vai perder toda a graça...Mas garanto que não tem continuação!
Agora analisando friamente a obra posso dizer que vou guardar o livro com todo amor e carinho, mas me decepcionei... O romance segue por uma via equivalente ao do enredo original, é até interessante em alguns raros momentos ver os eventos narrados a partir de uma concepção masculina. Beau é um protagonista astuto, que não tem tanto “mimimi” com suas palavras e é bem menos emocional do que Bella embora continue chato. E nós temos Edythe que, como Edward, é reduzida à categoria de uma vampira que até certo ponto tem medo de dominar a masculinidade de Beau. Jacob, agora se tornou Julie e simplesmente a lobinha não me convenceu...

Não vou aderir ao movimento “odeio Crepúsculo”, mas não achei uma escolha feliz da autora em realizar esse livro. É maçante, desinteressante e cheguei a cochilar sobre o livro. Para uma amante da série, o livro será apenas uma peça decorativa, para uma leitora compulsiva, uma obra descabida e livre de elogios. 

6 comentários:

  1. Amiga, que pena o livro não ser o que você esperava. Eu estava louca para ler, mas agora fiquei desanimada. Teria sido muito melhor se a autora tivesse escrito a história do ponto de vista de Edward, aí sim, seria perfeito!!

    bjos
    www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  2. Pronto Michele, tinha sido bem melhor. Não funcionou. Li a mesma história duas vezes apenas com troca de gênero. Ficou sem graça. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Pronto Michele, tinha sido bem melhor. Não funcionou. Li a mesma história duas vezes apenas com troca de gênero. Ficou sem graça. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Ai, Ná. Pena mesmo.
    Quero ler e ver se eu gosto. Estou torcendo que sim!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomare viu amiga... Não aconteceu pra mim!

      Excluir
  5. bem... eu simplesmente amei! achei melhor que a historia original, verdade seja dita.

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações