domingo, 11 de outubro de 2015

Resenha - Os bons segredos - Ann Leary

Os bons segredos
Capa comum: 384 páginas
Autor: Ann Leary
Editora: Companhia Editora Nacional



[Livro cedido pela Companhia Editora Nacional para resenha]
Hildy Good é uma caipira chique que sempre viveu numa histórica comunidade da região da costa norte de Boston. Ela sabe quase tudo sobre todo mundo. Hildy é descendente de uma das bruxas de Salém, e acredita-se que ela possa ter herdado alguns dons paranormais. Não é verdade, claro: ela apenas é boa em decifrar as pessoas. Hildy é boa em várias coisas, alias. É uma bem-sucedida corretora de imóveis, mãe e avó. Os bons segredos é ao mesmo tempo cômico, triste e mordaz.

Os bons segredos é um livro incomum desde o início da trama. A narradora e personagem principal é Hildy Good, uma mulher de 60 anos de idade. Independente e bem sucedida corretora de imóveis, ela tem questões pessoais bem complicadas a serem resolvidas. Achei que a protagonista fosse uma bruxa e o livro tratasse a fundo desse tema por conta da capa que traz a seguinte frase: É impossível se provar que não é uma bruxa... Mas a história se envereda por outros campos, não apenas focado nesse tema em questão o que em nada tira o brilho da leitura.
Hildy passou toda a sua vida em uma pequena comunidade na costa norte de Boston. Ela conhece todo mundo e todo mundo na cidade a conhece, e embora ela não dê grandes aberturas para as pessoas a conhecerem a fundo, a recíproca não é verdadeira, ela se preocupa com a maioria deles e estipulada como uma originária das Bruxas de Salem gosta de realizar prognósticos da vida dos seus amigos que geralmente confiam em seus presságios. Ela é uma mulher de negócios muito bem sucedida e possui duas filhas crescidas Emily e Tess e um neto chamado Grady que ela adora. Também possui uma antiga paixão chamada Frank, mas infelizmente Hildy está bebendo além do limite considerado aceitável e quando suas filhas decidem que ela está realmente passando dos limites a internam em uma clínica de reabilitação.

Mas para Hildy a sua vida não vai girar apenas em torno do seu alcoolismo ou do seu trabalho no ramo imobiliário. Ao sair da clínica de reabilitação e se encontrar sozinha e sem ninguém para conversar, acaba por fazer uma amizade com uma linda e jovem mãe chamada Rebecca, que colocará a nossa afetuosa protagonista em sérios apuros.

Este livro com certeza é uma excelente reprodução escrita da ficção do vício de alcolismo que eu já tive o prazer de ler. A escrita de Ann Leany é rica e a história fica longe de ser monótona.  Hildy é como qualquer pessoa que tenta lutar e encobrir o vício. Ela vive em constante negação e não sabe lidar de maneira correta com seus problemas, enquanto tenta ajudar os amigos a lidarem com suas lutas pessoais. Ela não é caricata, é apenas uma mulher que tenta ser útil para a sociedade enquanto projeta uma imagem de si mesma que ela imagina ser verdadeira para a comunidade e sua família. Ela é cuidadosa com os outros para que eles sejam pessoas de bem e consigam superar suas atribulações, enquanto ela mesma vive e um mundo utópico e acredita só se descobrir como pessoa quando está em companhia de seu melhor amigo a bebida.

Os bons segredos é realmente uma leitura leve e muito tranquila, o que acredito que consiga surpreender de maneira positiva quem o lê, pois nessa história conhecemos personagens pitorescos e desvendamos Hildy de maneira muito apurada.
O livro possui páginas amareladas, fonte agradável e uma capa encantadora que tem muito a ver com a história! Excelente trabalho da Companhia Editora Nacional. Livro altamente recomendado.

37 comentários:

  1. Oieee.
    Parabéns pela resenha, fiquei curiosa a respeito do livro.
    E UAU! Que temática inteligente abordada. Poucos livros abordam vícios assim, ainda mais com pessoas mais velhas.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o livro foi uma agradável surpresa! Beijos!

      Excluir
  2. Chateada porque pensei que era sobre bruxas, mas então continuei lendo a sinopse e.... acho que esse livro já está na minha wishlist!! S O S!
    Beijooos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aborda pouco sobre bruxas. A história é excelente! Beijos! Nádya

      Excluir
  3. Ele tem uma capa bem bonita e realmente demostra ser um livro de leitura leve e tranquila sem muitas surpresas como você mesma disse. Parece ser um livro bom. Gostei da resenha.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kelly. Espero que você tenha o prazer de ler!

      Excluir
  4. Achei a história bem interessante através dos temas que o livro aborda, e pelo fato de ser uma leitura leve, também tem seu ponto alto. Uma protagonista de 60 anos faz com que o livro tenha uma visão diferenciada. Gostei!
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi diferente realmente, mas muito satisfatório! Beijos!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem?
    Achei a capa muito bonita, mas não seria um livro que eu gostasse de ler :S
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Jéssica! Peninha não ser seu estilo literário! Beijos!

      Excluir
  6. Olá,
    Também amei a capa, é bem simples, mas de uma simplicidade que chama a atenção, mas vem cá, uma protagonista de 60 anos? Isso é o que chama mesmo a atenção, bjss
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, bem diferente einh? Vale a leitura!

      Excluir
  7. Nossa, não sabia que o enredo desse livro abordava o alcoolismo com tamanho realismo. Gostei muito da proposta. Eu recebi esse exemplar e o encaminhei à colaboradora no blog, mas confesso que fiquei realmente animada com a história. Deu-me vontade de lê-la.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois leia. É uma leitura rápida e muito bem abordada! Beijos!

      Excluir
  8. Olá, Nádya.
    Eu não conhecia esse livro ainda. Me interessei pois, não lembro de ter lido um livro que aborde o alcoolismo, ainda. Acho esse tema muito válido e assim que der, com certeza eu vou ler ele. Adorei as fotos da postagem hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, a fotógrafa aqui agradece...rsrsrs! Beijos!

      Excluir
  9. Oioi! Não conhecia esse livro ainda. E fiquei surpresa de ver que a personagem principal é uma mulher mais velha, considerando que o foco seja o vício no álcool. No entanto, não é meu estilo de leitura.

    xoxo
    Brenda S. | Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica para uma próxima leitura então! Beijos e obrigada pela participação!

      Excluir
  10. Oie.

    Ainda não li esse livros, mas já comecei e espero me surpreender e gostar assim como você.

    Beijos
    Amor Literário

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Não conhecia o livro,pelo menos não lembro de ter visto, a premissa chamou minha atenção,já anotei a dica,porque gosto de livros que falam de temas,que a sociedade insiste em fingir que não é problema,quando na verdade é e muitas vezes destrói vidas.

    Bjss

    ResponderExcluir
  12. Oi,
    Ainda não conhecia o livro, lendo a sinopse pensei ser uma história depois fui descobrindo que não seria só isso, um tema desses que ele aborda pode deixa a leitura um pouco mais tensa, estou fugindo de leituras assim, mas fiquei realmente curiosa pela história.
    Vou anota a dica para uma leitura no futuro :D
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Mari pelo comentário! Beijos!!

      Excluir
  13. Olá Nádya,
    Quando vi o título Resenha Os bons Segredos, pensei que era o livro da Sarah Dessen, mas que doce surpresa.
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a temática bastante interessante, narrado por uma mulher 60 anos que é alcoólatra. Com certeza leria, pois me tiraria da minha zona de conforto (e adoro isso)
    Sua resenha está incrível.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Bruna muito obrigada! Incrível é a sua participação! Beijos!

      Excluir
  14. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para lê-lo.
    Amei a capa e a premissa é muito legal.
    Adorei os temas abordados e o mais legal é que a história é narrada por uma mulher de 60 anos, algo bem incomum na literatura.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Espero que você possa ter a oportunidade de ler!

      Excluir
  15. Olha eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei bastante interessada
    apenas pelas suas impressões. Espero poder conhecer, ate porque é sempre bom a gente conhecer outras obras. E quando tu disse que é uma leitura leve eu já gostei, porque tenho precisado bastante disso no atual momento. Espero ler assim que puder.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-contos-de-uma-fada.html?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ficar na torcida! E quando ler dê uma passadinha por aqui pra me contar! Beijos!

      Excluir
  16. Oii,
    Gostei da resenha e da riqueza de detalhes que ela possui.
    Mas o livro não me chamou atenção, a história parece boa, mas não me senti interessada.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio e quem sabe em um outra obra role um interesse? Beijos!

      Excluir
  17. Oláá
    Eu tenho o livro aqui em casa e estou curiosa pela leitura por ter lido tantos elogios, pois não esperava muito não, agora estou com expectativa, então espero ler em breve e gostar, ótima resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Catharina. Depois que ler me conta o que achou! Beijos!

      Excluir
  18. Olá... tudo bem??
    Acredito que protagonistas com essa faixa de idade estão começando a entrar com tudo no mundo literário... são pessoas mais experientes... mas bem vividas e claro com seus defeitos e qualidades... eu não curti a premissa da história... porém achei interessante os pontos abordados por você... a questão do alcoolismo ser presente na narrativa e mostrando como é a vida de individuo que infelizmente tem esse vício... gostei demais de sua resenha parabéns... Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oi amada!
    Terminei essa obra hj e gostei bastante, só que eu esperava um outra abordagem da história quando peguei para ler e quando li a sinopse, mas gostei de como o alcoolismo, é abordado e como a família, a solidão são tratados, e o trabalho físico da obra está lindo mesmo! Beijos flor!
    Paulinha
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu confesso que esse não é o tipo de livro que eu normalmente leio, mas depois de ler a sua resenha fiquei bem curiosa a respeito da historia, porém não é um livro que eu vá ler agora.

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações