quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Papeando // Como organizar seu blog sem gastar muito?


Olá, meus queridos. Como estão? Espero que estejam bem. Então, hoje resolvi trazer um post bastante diferente e inovador principalmente por o Inspirada por Palavras ser um blog literário e por este post ser tipo pessoal. Mas não importa, quem manda aqui sou eu hahaha (brincadeirinha). O motivo dessa postagem é que em algum momento, querendo ou não, o blogueiro terá que se organizar, principalmente quando o blog cresce e muitas ocupações aparece, além do nosso querido bloqueio criativo e a bagunça tudo junto. Espero que gostem da postagem e vamos lá!

Alguns blogueiros não gostam de se organizar, por exemplo, eu. A única coisa que eu tinha organizada com todo o meu amor, é a minha querida e maravilhosa estante. Mas fora isso, simplesmente nada. Roupas é uma bagunça, meu planejamento é péssimo, e as postagens e resenhas do blog na maioria das vezes são feitas aleatórias, sendo que em vários momentos não sei nem o que postar.

Mas, em certo momento temos que entender que mesmo o blog sendo nosso, há várias pessoas vendo e frequentando o nosso cantinho, e a organização, é essencial tanto para o leitor como para nós não enlouquecermos. E temos que pensar positivo. É incrível se organizar. Além de poder ser divertido também. Há várias maneiras e modos de se organizar. Dependendo da sua escolha em gastar muito, gastar pouco, ou melhor, sem gastar nadinha! Vou listar três modos para vocês.

O primeiro modo é o modo que você terá que soltar os bolsinhos e a grana. Comprar uma agenda que se chama Blog Planner. Esse tipo de agendinha é especialmente feita para os blogueiros que querem se organizar. Tem várias divisórias, é fofa e bastante colorida. 
Mas, nem todos têm dinheiro e nem condições de comprar um Blog Planner. Até porque, em média, custa no mínimo R$: 40 á R$: 100 ou mais. Então, uma ótima dica de gastar pouco, é comprar uma agendinha ou um caderno simples que custa menos de R$: 10 reais. Para mim, está opção é a melhor. Por quê? Além de podermos criar do nosso modo, não gastaremos tanto. Com apenas canetinhas coloridas, post-it e adesivos coloridos, podemos inventar e criar um Blog Planner bem organizado e muito mais em conta. Além de aumentarmos a nossa criatividade e nos dar uma animada ao escrever.

Mas, você não tem paciência e nem gosta de escrever e der todo aquele trabalho em planejar uma agendinha e não quer gastar comprando um Blog Planner? Mesmo assim, não há desculpas para não se organizar! Há vários Blog Planner digital e de graça. Que são fofos e bem práticos. Perfeito para aqueles que gostam de digitar. Além disso. Se não quer comprar uma agenda e nem criar, basta apenas imprimir e criar tipo um livrinho. Deixando tudo prático e fácil de organizar.
Alguns links de Planner digital de graça e a venda: Blog SernaiottoEveryday Enchanting – Confessions of a HomeschoolerThree Little Monkes Studio 

E agora, vamos a parte que eu mostro como eu me organizo na vida e no blog também! 

Bom, eu não tenho condições de comprar um Blog Planner (e nem tenho coragem) e também não gostaria de digitar no computador as minhas ações com o blog e os post’s futuros. Então, eu decidi pegar uma simples agenda e um caderno que eu iria usar para a escola mas acabei usando para o blog hahaha. Mas enfim. Peguei uma agendinha, várias canetinhas e post-its e comecei a criar o meu “Blog Planner”. 

Acho muito importante, logo no início, colocar as informações e estatísticas do blog. Como o meu blog é literário, eu coloquei em cada página, dividindo entre os meses, as minhas leituras, os livros que eu recebi para fazer o Book Haul, resenhas que tenho que fazer e posts que talvez eu faça no blog.

Nesse caso, esta agendinha é apenas para o blog realmente. No caderno já coloco coisas mais aleatórias e pessoais também. Também coloco resenhas escritas (rascunhos na verdade) e posts escritos á mão para passar no blog. 

Sempre pensei que organização era besteira. Mas realmente não é! É muito importante se organizar para não haver confusão. Quem nunca se esqueceu do que iria postar? Ou que livros precisavam resenhar? Se nunca aconteceu com você, parabéns, comigo aconteceu hahaha. Até porque, á cada dia a gente vai perdendo a memória e se esquecendo das coisas, por isso, é importante anotar. Principalmente, é essencial saber as estatísticas do blog, até porque é sabendo disso que irá ter uma ideia se o blog está crescendo ou não. E se não tiver, é bom ter idéias de postagens para atrair seus leitores. 

Então, esse post imenso foi falando sobre a organização e como me organizo. Espero que tenham gostado e que se gostarem, sigam as minhas dicas. Não importa o modo como você irá se organizar, o importante é ter organização! Beijos e até a próxima, queridos!

33 comentários:

  1. Oi amiga, amei seu post e cara, quero esse treco aí de imprimir blog Planner, preciso. Eu sou bem organizada, você sabe né?hahahahaha.Gosto de criar meus posts e deixá-los programados lá no blogger, tenho post-its na estante com coias a fazer, em uma plaquinha no home office tenho mais post-its e tenho um caderno e uma agenda como você. O caderno na verdade é uma bagunça, tem coisas de sorteio, livros lidos, a resenhar e coisas do livro no wattpad. Preciso comprar mais dois urgentemente,hahaha.

    Adorei o post, traga mais posts diferentes assim.

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei seu post. Obrigada pelas dicas.

    www.luzesnaestante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente amei as dicas. Organização é tudo para nós blogueiras, e agenda também kkk temos que anotar tudo senão perdemos ótimas ideias né mesmo?
    beijos linda ♥
    Filha do Rei |Deixe seu blog de cara nova, por um ótimo preço, vem conhecer meu trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Também uso um caderninho, mas quadriculado, no estilo Bullet Journal, já ouviu falar? pra mim funciona! :)
    Adorei seu método, se eu colocar as coisas em agendas/cadernos separados eu esqueço onde pus o caderno e nunca mais faço hahahaha

    beijo!
    Thabatta Pereira
    http://www.meninazezinha.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, vim vistar, gostei do blog e estou seguindo =)
    Gostei das tuas dicas, porém comigo não funciona, pois sou uma eterna desorganizada, por mais que tento mudar :s Agenda só funciona a primeira semana e depois é esquecida, não importa se digital ou não rsrs porém acredito, mas acho tudo o que citou fofo *.*
    Beliscões da Máh s2
    Blog | Twitter ||Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oiiie amei as suas dicas, vou fazer haha Parabéns!

    Amantes da Leitura <3

    ResponderExcluir
  7. Oiiiiii linda, tudo bem????? Adorei a sua postagem =D Eu me organizo com listinhas e com o próprio blogger. Faço uma listinha de coisas que preciso fazer e vou colocando no blogger, o título das postagens que preciso fazer. Assim não me perco (tanto) kkkkkk. Por que as vezes é impossível a gente não dar uma surtada né? kkkkkk. Nunca tive problemas em saber o que postar, mas infelizmente nunca consigo postar tudo o que gostaria :(
    Essas agendas próprias para blogueiras eu ainda não conhecia. Mas não compraria, pois todo ano compro agendas comuns para os compromissos e deixo de usar nos primeiros meses kkkkk
    Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a Agenda Blog Planner! Onde compro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá flor. Você poderá comprar aqui http://www.donnadolce.com.br/pd-216a52-blog-planner-morando-sozinha.html

      Excluir
  9. Oooi, Iris! No começo eu fazia essa agendinha e seguia religiosamente, mas depois fui deixando de lado e me guiando pelas postagens que eu deixava em rascunho no próprio blog. O que eu faço agora é só usar um moleskine para anotar as ideias para post que surgem de vez em quando! Mas adorei esses organizadores de blog, não conhecia! :D
    Beijos e muito sucesso!

    Tici | www.feitocolibri.com

    ResponderExcluir
  10. Que postagem mais fofa, Iris, to adorando essas novidades aqui no Inspirada por Palavras, bom, eu ultimamente também estou querendo organizar ainda mais as postagens do blog, pois algumas vezes eu fico sem postar durante... uns... meses, mas não vindo ao caso, A AGENDINHA TÁ LINDA e nossa, eu me apaixonei profundamente por sua letra, nem parece que é sua, te amo bicha feia chata MARAVILHOSA que sonhei ultimamente <33
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  11. Arrasou, adorei o post!! :DD Preciiiiso me organizar melhor :( pior é quando bate AQUELA ideia bacana e vc não anota e esquece hahahah
    www.polyannacardinot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie gata, tudo bem?
    Adorei as dicas e confesso que precisa mesmo, sou meia desorganizada kkk Com suas dicas vou me organizar melhor, mas vou fazer no caderninho, a grana tá curta rs.

    Adorei mesmo o post, amo quando blogueiras gostam de ajudar os outros com dicas super legais.

    Beijos doces.

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Jesus! Eu NUNCA iria conseguir seguir essa organização toda! Só digo isso....
    Mas são valiosas as dicas, quem for esperto consegue ter uma base bem legal, adorei!
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Hello!
    Eu AMEI o seu post! O meu blog é novo e vc tocou nas feridas certas, planejamento e organização, acho que é sucesso de qq coisa que a gente faça na vida.
    Nao conhecia o Blog Planner, achei fofo, mas mto caro. Fico com a opçao do caderno, hehe.
    Salvei todos os links de Planner digital!!
    Muito obrigada pelas dicas.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Amiga achei super legal a sua dica de organização para o BLOG
    Eu acho que essa agenda ai para Blogs é muito cara e acho que não compensa.
    Com uma agenda ou até mesmo um caderno d'á para personalizar da maneira que você quer.

    Para você ter uma ideia eu tenho uma agenda onde eu faço apenas anotação de quantos capitulos eu terei que ler por dia de ambos os livros, até porque eu leio dois livros por dia.

    Agora eu ganhei um outro caderno tipo uma agenda...mas sem datas, onde eu uso para colocar livros que estou lendo, livros favoritos, ebooks que li, essas anotações que a gente gosta de fazer. E em um outro bloco grande que tenho que ganhei da arqueiro eu anoto a caixinha de correio separado. Mas isso é só um rascunho que uso mesmo porque eu vou riscando quando vou postando os livros no blog rs

    Mas o meu CADERNO GRANDE eu só uso para fazer RASCUNHO DE RESENHAS.
    Antes de passar pro computador eu escrevo nele e depois digitalizo e fazendo as modificações necessárias. Assim consigo me organizar bem com as minhas coisas. E tem dado super certo, principalmente com as minhas leituras. Espero que as pessoas se adaptem a isso, porque ajuda e MUITO !

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/cronica-o-mundo-desabando-e-gente-se.html

    ResponderExcluir
  16. OI Linda!
    Super organizada você! Amei.
    Com certeza preciso organizar minha agenda de postagens. São tantas coisas.
    Suas dicas ajudaram muito mesmo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oiiie
    Nossa, que lindo post haha são com certeza ótimas dicas, anotei várias, e algumas também eu já usava, muito legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Iris,

    Eu também não sou muito organizada e até a minha estante é bagunçada, mas pretendo mudar isto em breve porque vou comprar outras estantes. Adorei sua dica para nós blogueiras, principalmente porque estou me aventurando por este mundo agora.Vou criar minha agendinha porque também não tenho coragem de gastar muito em uma agenda.
    Beijos,

    Juci Pauda
    http://jusemfrescura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Caramba parece que você leio meus pensamentos, pois estava tentando me organizar por planilhas no drive, mas acabo sempre me enrolando!! hahaha
    Não sabia que tinha existia plataformas on line!!! Parabéns pelo post :D
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  20. Você é muito organizada! Nunca tinha nem ouvido falar de Blog Planner, nem da agendinha nem do digital... a verdade é que não consigo, sou bagunceira mesmo e vou continuar assim... já tô muito velha pra consertar isso... rs... precisaria de muita força de vontade, e prefiro usá-la para outras coisas. A única coisa que eu faço e separar todos os livros que chegam de parceria em uma prateleira da estante, aí me esquecer de ler é impossível... mas as postagens são completamente aleatórias mesmo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Olá! Ameino seu post! E obrigada pelas dicas dos sites! Eu me organizo com um caderno que tem páginas coloridas e sem linhas, é da linha Néon Kori, da tilimbra, comprei o pequeno, que fica parecendo uma agenda, ele custa 10,00 nas livrarias aqui em Belém. É muito importante manter a organização, se não, tudo vai por água abaixo. Beijos!

    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Tudo bom?
    Eu e organização do blog são palavras diferentes. Hehehe
    Nunca consigo me organizar e nem tenho tempo de passar tudo para a agenda. Hehehe
    Adorei suas dicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Adorei a postagem. Nem fazia ideia de que existiam agendas especiais para blogueiros...rs
    Demorei um tempo para encontrar uma certa organização... No fundo ainda ando meio perdida, mas já tentei com cadernos e tal e não rolou muito para mim. Parecia mais trabalho do que na verdade é.
    No momento, eu separo meus livros em locais e isso faz com que a organização na resenha funcione um pouco mais. Eu tenho livros do lado da minha cama que são os que recebi para leitura, na mesa do computador os para resenha e somente depois eles vão para a estante. Por enquanto isso tem dado certo, mas vou dar uma olhadinha nas planilhas virtuais - acho que pode ser uma boa!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá, eu acho muito importante ter uma organização no blog, principalmente ter uma agendinha para anotar os livros e os posts, isso sim é muito bacana. Eu ainda não criei vergonha na cara para ir atrás de uma agenda, mas vou fazer isso em breve, tendo visto que adorei as suas dicas, até vou me inspirar na agendinha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá!!

    Que post legal!!
    Eu já fui organizada assim um dia kkk, hoje meu filho tira toda a minha organização... Mas eu tento!
    Eu não sabia da existência de um Blog Planner!! kkkk Nem imaginava que isso existia!! Onde se compra? Nunca vi!!
    Do seu jeitinho acho que acaba sendo até mais fácil! Queria conseguir ser assim!!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  26. Super adorei o seu post. E mesmo sendo pessoal como você disse achei muito bacana porque às vezes temos que procurar estas informações em outros blogs e elas são muito bem vindas em blog literários também. =)

    Sua organização com o caderninho me lembrou que tenho que atualizar o meu. Este ano tentei fazer digital, mas descobri que sou totalmente papel e caneta neste quesito. rsrs.

    Lindo post! Beijinhos!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá, Adorei a dica e realmente organização é fundamental, estamos no começo do nosso blog e mesmo assim já com tantas ideias que se não forem para o papel acabamos por esquecer.
    Beijos
    Katia

    ResponderExcluir
  28. Olá,

    Parabéns pelo post. Está incrível. Sofro horrores quando o assunto é organização, até tenho uma agenda para o blog, mas cadê que eu a organizo :/ Preciso e muito melhorar este aspecto da minha vida. Achei as dicas incríveis! Vi que você tem muitos marca-textos, já eu tenho paixão por canetas, tenho de todas as cores e cheiros.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oiii,

    meu sonho é ser organizada assim, eu faço um rascunho no blog mesmo e vou colocando as minhas ideias de post. Acontece que eu mesma me passo a perna. kkkk
    Nunca consigo postar aquilo que planejei e prometo que na outra semana vou fazer e não faço. Um círculo vicioso. kkk

    Mas gostei das dicas, espero um dia conseguir fazer isso. rsrs

    Beijo;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Pio.. amei seu post.. muito válido ele mudou bastante! Haha bjinhos

    ResponderExcluir
  31. Adorei o post! Sou iniciante nesse mundo blogueiro e as dicas foram valiosas. Eu realmente tenho várias coisas pendentes e está difícil colocar a agenda em dia e, acho que fazer um planner com certeza vai ajudar a me organizar e ter um blog mais atualizado e atrativo!
    E adoro post-its e bloquinhos então será até divertido montar meu próprio blog planner!
    xoxo


    retipatia.com

    ResponderExcluir
  32. oi, muito legal o post, eu anoto bloco de notas qnd vem alguma ideia legal para postar rs, mas vc me deu uma ideia otima para ter uma agenda e deixar tudo la.
    https://claricefonsecafotos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações