quinta-feira, 1 de outubro de 2015

[Dicas] Incentivando à leitura

Incentivando a leitura para as crianças e adolescentes

Olá, meus queridos. Como estão? Hoje, dia 1 de Outubro, trago para vocês uma postagem bastante especial. Para quem não sabe, dia 1 de Outubro é Dia Nacional do Incentivo à Leitura. Por este motivo, vim incentivar os meus leitores lindos e incríveis a incentivarem seus amigos e familiares, principalmente para aqueles que não se engatilharam na leitura, se tornem devoradores de livros.

Infelizmente muitas crianças na faixa desde a criação até aos 10 anos, não leem e não tem nenhuma vontade de ler. Não apenas as crianças, mas principalmente adolescentes e até mesmo os adultos. A grande maioria acha que leitura é algo banal e que não vale a pena perder tempo com livros. Por isso, não posso deixar em branco essa data tão importante, não hoje, mas todos os dias são importantes para influenciarmos e incentivarmos as pessoas a lerem e a se encantar por este universo incrível e maravilhoso. Então, sem enrolação, vamos as dicas!

No início, leia livros finos e com gravuras
Por incrível que pareça, há mães que compram livros enormes, sem nenhuma figura, para uma criança que está começando a ler. Gente, é uma criança, uma criança que está começando a ler e a pegar gosto pela leitura. Para iniciar o incentivo pra as crianças, é essencial no início, fazer com que ela leia livros finos e principalmente que contenha gravuras. Quando uma criança pega um livro que há figuras bonitas, isso aumenta a curiosidade e a vontade da criança de folhear as páginas do seu livro.

Crie hábitos para a criança
Há muitas crianças que iniciam um livro, até lê, mas depois ao passar do tempo, acaba não lendo mais principalmente porque os responsáveis não cria hábitos para a criança. É maravilhoso sempre quando a criança for dormir, a mãe ou o pai leia para o seu filho ou peça para o pequeno mesmo ler. Com isso, a criança irá criar o hábito de ler, e irá começar a ler sozinha, sem os pais pedirem ou algo do tipo.

Incentive as crianças a lerem livros que contenham temas importantes
É maravilhoso ler livros infantis, que são fofos e sensíveis. Mas é importante que a criança, com o passar do tempo, comece a ler livros mais avançados. É essencial que a criança cresça sabendo o que acontece ao seu redor. No mundo, na escola, temas importantes como preconceito e bullying. Mesmo sendo temas fortes, há livros infantis que há temas assim e que as crianças reflitam e pensam sobre tais atos e situações que as pessoas passam e até mesmo as crianças. Por isso, recomendo que as crianças leem livros divertidos, mas também leem livros que mostra a nossa realidade triste.

Dicas de livros para as crianças:
   
*Indico todos os livros do autor Monteiro Lobato


Leia livros de gêneros que te agrade
Se gosta de romance, certamente não irá devorar vários livros de suspense e terror. Por isso, leia livros de gêneros que se agrade, procure livros com temas que se interesse e que te atraía.

Leia por prazer e não por obrigação
Leia porque quer. Não leia um livro com tema polêmico por causa de outras pessoas. Se gosta de um romance fofo e meloso, leia. Se gosta de terror, leia. Se gosta de livros eróticos, leia! Não se deixe influenciar muito a ponto de mudar sua opinião em relação a algo.

Fale sobre livros com as pessoas
Uma das melhores coisas quando se lê é falar com as pessoas sobre sua opinião com um certo livro, personagem ou com qualquer outra coisa relacionada a leitura. Por isso, sempre comente com as pessoas próximas ou as quais não conhece.

Dicas de livros para os adolescentes:


 

   

   

Existem muitos e muitos livros que valem a pena ler e recomendo. Mas, não coloquei no post. Motivo? A postagem não teria fim (risos). Por isso, indico essas obras para todas as pessoas, não importa a idade ou sexo rs.

Espero que realmente tenham gostado da postagem e das minhas dicas, amores. Espero também que incentivem as crianças, adolescentes e adultos à lerem. É essencial para a mente, coração e alma.
Beijos e até a próxima

8 comentários:

  1. O post ficou bacana demais ❤
    Adquiri o hábito da leitura em casa, com minha própria mãe.
    Mas não por troca ou obrigação, como já vi alguns pais fazerem.
    Também sempre compartilho com amigos e familiares minhas experiências literárias.
    O que é belo deve ser compartilhado...
    Adoro o blog :)

    Abraço
    Biblioteca do Coração ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natasmi! Fico muito contente que tenha gostado da postagem. Infelizmente não fui influenciada pela família, mas pelo menos eles entendem o meu vicío hahaha. E estou muito feliz que goste do blog <3

      Excluir
  2. Amei o post!
    Tenho um irmão de 9 anos e tento colocar ele no mundo dos livros, mas tem falhado. Até comprei alguns livrinhos infantis, mas nada despertou o interesse dele.
    Não pressiono muito até pq só adquiri esse hábito já bem no final da adolescência, quase adulto. Vou tentando aqui, vou procurar esse livros infantis que vc mencionou, quem sabe?
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem, flor.
      Ah, que pena. Espero que ele realmente pegue o hábito. É tão bom ler, não é? <3
      Beijos e boa sorte com o seu irmãozinho!

      Excluir
  3. Oi,
    Gostei do post sempre que posso incentivo as pessoas a lerem incluvise as crianças que tenho perto de mim acho fundamental. Enfim, quero te convidar a dar uma passadinha lá no blog hoje também e ver o último post sobre a Bienal.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/10/bienal-do-rio-2015-parte-iii.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, minha linda. Que bom que gostou da postagem e fico feliz que incentive as crianças. É muito importante isso!

      Excluir
  4. Eu leio desde bem cedo e acho essencial incentivar a leitura infantil. Ela estimula a criatividade e a curiosidade, além de deixar os pequenos super espertos. Amei suas dicas de livros e o post! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Desde a gravidez eu me imaginava lendo O Pequeno Príncipe pro Baby, ai quando ele nascesse e ficasse mais grandinho, iria ler de novo, mas sabe, não tenho esse habito de ler, sempre ia adiando e acabei nem lendo nada :/ A única coisa que amo ler é quadrinhos :D por isso quero muito incentivar o Baby desde novinho, nem que seja pelos quadrinhos pra depois ele escolher o quiser hehe

    www.ideiastrocadas.com

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações