sexta-feira, 18 de setembro de 2015

[Resenha]: Filho das Sombras - Juliet Marillier

Filho das Sombras

Filho das Sombras (Volume #02)
Juliet Marillier
Butterfly Editora, 615 páginas
Filho das Sombras narra a história da jovem Liadan, que, tal como a sua mãe, Sorcha, herdou a habilidade de falar com os espíritos da floresta, os quais lhe segredam que ela deve permanecer, para sempre, em Sevenwaters, se quiser que as ilhas Sagradas sejam retomadas dos bretões. 
A Irlanda está numa avassaladora guerra, onde um misterioso homem é temido e reconhecido
como um mercenário feroz. E, assim como sua mãe no passado, ela acaba por ser capturada e sente-se cada vez mais atraída pelo ser das sombras, apesar de saber da maldição da profecia que Seres da Floresta lhe preveniram...

Leia tranquilamente e sem medo. Não há spoilers que comprometerá a sua leitura em relação ao primeiro volume.

Em  Filha da Floresta, a protagonista era Sorcha. Em Filho das Sombras, iremos conhecer Liadan, filha de Sorcha e Red. Além dela, há os irmãos Sean e Niamh, a primogênita.

Neste segundo volume da trilogia, somos apresentados a Liadan, uma garota que assim como a mãe, herdou o dom de curar, se tornando tão boa como a ela. Além desse dom, ela herdou outro dom onde consegue ver acontecimentos futuros. Entretanto, diferente de sua mãe, Liadan não gosta de receber ordens. Uma garota questionadora, que gosta de viver livremente e capaz de enfrentar até mesmo os Seres da Floresta.
“- Pois você deveria se preocupar – eu disse, agora em voz mais calma. – Morrer sem conhecer a si mesmo é a pior coisa que pode acontecer.”
Além de Liadan, conhecemos o seu irmão gêmeo, Sean, que se tornará o herdeiro e líder de Sevenwaters. Liadan e Sean têm uma grande aproximação, assim como Sorcha e Finbar. Há também Niamh, uma das mais belas moças, primeira filha de Sorcha, onde sofrerá bastante no drama por ser a filha mais velha, e, por já ser crescida, terá que se casar e ter um destino nada fácil. 

Após o acontecimento do passado quando Lady Oonagh transformou os seis irmãos em cisnes e que destruiu a família, matando dois irmãos. Mas tudo piora quando aparece os misteriosos mercenários, liderado pelo "Homem Pintado" que trará medo e pavor nas redondezas de Sevenwaters. O terror aumenta mais ainda quando Liadan é sequestrada pelo ser das sombras, aumentando ainda mais o desespero de Sevenwaters e de sua família.

A partir de então, Liadan terá que decidir seguir os conselhos dos seres da floresta ou enfrentar as dificuldades e lutar pelos seus sentimentos que poderá trazer grandes tragédias e danos nas vidas das pessoas e daqueles a quem ela ama. 
“- Cuidado. Se os Seres da Floresta ouvirem o que você está dizendo, podem acabar querendo interferir em sua vida. Basta ver o que aconteceu com mamãe. Ela teve a escolha de se aventurar, mas foi somente por sua coragem, e a de papai, que conseguiu sair viva. É preciso ter muita força para sobreviver aos jogos dos Seres da Floresta. (...)”
Ler "Filho das Sombras" foi uma surpresa incrível. O primeiro livro já havia me conquistado mas este segundo volume foi simplesmente surpreendente. Ao decorrer da obra, observamos o amadurecimento da escrita, o quão a autora consegue nos envolver a cada capítulo e a cada volume de livro. O que era muitas páginas, virou pouco, porque simplesmente devorei este livro em 3 dias (sendo que eu poderia ter lido em pouco tempo se não fosse pelo tempo corrido).

A temática do segundo pode ser parecida com o primeiro volume. Mas não se enganem, este livro é insuperável. A autora colocou um romance mais atraente, muito mais ação e o que parecia um livro previsível, a obra toda se tornou surpreendente. 

Os personagens foram muito bem construídos. No primeiro volume, a Sorcha não havia me conquistado tanto, mas neste volume, Sorcha entrou no meu coração e marcou para sempre. Foi uma personagem que teve um grande destaque na obra. Liadan foi uma personagem que no início eu amei, no meio eu odiei e no final eu amei mais ainda. Então foi uma relação de amor e ódio. Alguns ações dos personagens realmente não me agradaram e por isso, a personagem não me conquistou completamente. Agora, o "Homem Pintado" ou chamado pela Liadan como Bran, simplesmente foi um daqueles personagens que nos conquista na primeira frase ou na primeira vez que aparece. Um personagem é forte, destemido e sombrio. Mas no final, descobrimos os seus medos e tristezas. E não posso deixar de falar da Niamh, uma garota que realmente me irritou bastante. Claro, eu entendo que ela sofreu bastante, mas personagem chorona e revoltada, para mim não rola. Mas no final ela foi perdoada e acabamos entendendo os seus motivos. Há outros personagens como Red e Finbar que foram os que mais me cativaram e me trouxeram lágrimas, mas leiam para saberem o motivo.
"[...] - Você não gostaria que algo diferente acontecesse, algo tão novo, intenso e especial que a carregasse para longe como uma onda? Que transformasse sua vida em um acontecimento brilhante como o fogo que o mundo inteiro pudesse ver? Algo que a tocasse e lhe desse muita alegria ou mesmo medo, mas que a tirasse do caminho comum e a levasse para uma jornada inesperada, para lugares que ninguém imagina? Você não sonha com algo assim, Liadan?" Pág 21.
Os capítulos são longos, mas neste volume, a leitura foi rápida e leve. A obra inteira há reviravoltas incríveis em que vários momentos me emocionei, fiquei boba e me encantei com todo o enredo e a história. A parte da magia, o romance, a família e os mistérios foram tudo escritos para nos marcar. A autora realmente tem o dom de escrever e cativar o leitor, gostando ou não do gênero, é impossível não se cativar pela história, escrita e principalmente pelos personagens.

Recomendo a trilogia a todos e não vejo a hora de finalmente ler o terceiro volume!

10 comentários:

  1. Oi,
    Estou com o primeiro livro aqui em casa e acho que vou adorar essa história principalmente por toda a magia que envolve a mesma.Bom saber que o segundo livro ainda é melhor que o primeiro. Se puder dar uma passadinha lá no blog hoje tem um super post sobre a Bienal e sorteio.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2015/09/bienal-do-rio-2015-parte-i.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que leia e goste das obras, minha linda. Que se encante pela história e pelos personagens.
      Abraços.

      Excluir
  2. Nunca havia ouvido falar sobre esse livro, achei interessante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que dê uma oportunidade a trilogia, Wemerson.
      Vale muito a pena ler ela.

      Excluir
  3. Oii

    Gostei da premissa do livro.
    E a capa é bem bonita também!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oláá´
    Bela resenha e que bom que está gostando tanto da trilogia, mas não chama minha atenção por não ser um gênero que curto ou costumo ler, mesmo assim, bela dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Irisvanda, não li ainda o volume 1, mas que bom saber que a continuação continua tão boa. gosto muito de enredos que envolvam magia. Legal saber também que apesar dos capítulos longos a leitura vai bem.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Estou fugindo de livros com continuação, mas neste caso, abro exceção. esse livro me remete a filosofia xamãnica. Infelizmente, ainda não tive o privilégio de ler.

    ResponderExcluir
  7. Oie! Bem eu já estou curiosa em relação a esses livros, não faz lá meu estilo, mas todas as criticas positivas e até as negativas estão me chamando para ler, espero um dia conseguir, vi que tem mais dois livros além desses dois primeiros.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?

    Estou para comprar o primeiro livro há tempos, mas sempre acabo deixando outros passarem na frente, rs. Não sabia que era uma série, aliás. Gosto muito de fantasia e, com certeza, quero ler esses livros! Não sei se a personagem principal me cativaria tanto - tenho um problema com garotas mais "independentes", pois às vezes acabo achando que elas são muito arrogantes e irritantes -, mas fiquei muito interessada na história dela! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações