quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Dicas // Livros ambientados durante a 1° e 2° Guerra Mundial

Olá, pessoal! Como estão? Espero que bem. Bom, hoje trago para vocês dicas de livros ambientados durante a 1° e 2° Guerra Mundial. Fazia bastante tempo em que eu não postava dicas literárias e a última vez em que eu postei, foi sobre o gênero Chick-lit (um dos posts mais visitados <3). Vamos conferir as minhas dicas?

Então, todos sabem que eu sou louca por livros ambientados durante as duas guerras mundiais. Acho incrível o quão os autores conseguem nos envolver e nos fazer sentir como se tivermos passado por todas as atrocidades e tragédias que ocorreram nessas épocas. Acredito que todos deveriam se entregar a este tipo de leitura, além de conhecer e também para saber tudo o que aconteceu na história nessas duas guerras em principal. Por isso, resolvi fazer esta postagem e dá dicas de leituras para vocês sobre este gênero.

As obras ambientadas durante e 1° e 2° Guerra Mundial, tem como objetivo mostrar todo o sofrimento, as catástrofes e principalmente o governo totalitário. Na Segunda Guerra Mundial, a tragédia foi maior ainda, onde causou milhares e milhares de mortes. Um dos principais marco dessa época, é o surgimento do nazismo na Alemanha, liderado por Hitler e pelos estereótipos em relação aos judeus e alemães.

Hitler

Acredito que uma das principais obras que todos deveriam ler é a biografia do Hitler. Já li quase a metade da obra e de forma detalhada, a obra nos mostra quem é realmente aquele que era "adorado" e considerado um mostro, ou como dizem, o próprio demônio. Na obra conhecemos a infância (que confesso, achei poucas as informações) até a forma adulta do Hitler, um protagonista na Segunda Guerra Mundial, que até hoje, deixa dúvidas na cabeça das pessoas e até mesmo dos estudiosos. 



O Diário de Anne Frank
Bom, não preciso me delongar em relação a esta obra. Tenho a esperança ainda nessa vida em que todos leiam esta obra simplesmente incrível e quem ainda não leu, leia por favor! O Diário de Anne Frank, relata de forma emocionante e reflexiva a vida de Anne Frank e sua família, que viviam sendo fugitivos dos nazistas e procurando sobreviver entre tantas tragédias e perdas. Uma obra considerada um clássico mundial, onde todos deveriam ler e conhecer a pequena e corajosa Anne.



A Menina que Roubava Livros
A obra é muito mais além do que uma simples menina que roubava livros. Markus Zusak escreve a obra de uma forma que nos cativa e nos mostra todo o sofrimento que os judeus passaram, inocência das crianças e as perdas que aconteceram na vida de todos que estavam nessa época tão catastrófica. Indico muito a leitura dessa obra para quem ainda não leu, e para quem leu, releia novamente rs.




Deserto de Ossos
Deserto de Ossos foi a primeira leitura que me proporcionou um pouco de conhecimento em relação a 1° Guerra Mundial. Diferente das outras obras, Deserto de Ossos não tem o foco no Hitler ou na Alemanha e sim, no genocídio armênio. É incrível como o autor soube descrever todo o sofrimento dos personagens, sem nenhuma papa na língua. Em vários momentos fiquei realmente revoltada e emocionada. Uma leitura que realmente vale a pena ler e conhecer. Os personagens são incríveis. 




Ele está de volta
Mesmo sendo uma obra que não é ambientado na Segunda Guerra Mundial, a obra retrata em principal, Adolf Hitler no ano de 2011, completamente diferente daquela época em que ele fez tantas pessoas sofrerem e morrerem. Adolf Hitler acorda em um mundo onde as pessoas vivem de tecnologia, onde ele se torna um grande sucesso na internet e no youtube. Ele está de volta é uma obra realmente bastante interessante. Uma sátira que nos diverte, mas também bastante desenvolvida em relação a mente e comportamento do Hitler.


Fique onde está e então corra
Estava bastante em dúvida se iria colocar O menino do pijama listrado ou Fique onde está e então corra, então, decidi colocar Fique onde está e então corra. "Porquê? Se O menino do pijama listrado é muito mais aclamado?" Por este exato motivo. Infelizmente, poucos leram a obra Fique onde está e então corra, que considero melhor do que O menino do pijama listrado (minha opinião). Fique onde está e então corra é simplesmente incrível. É uma obra tão singela, delicada e emocionante, que realmente não tem como não favoritar este livro. É tanto sofrimento em que o pequeno Alfie e sua família passa, que nossa, não tem como não amar esta obra e abraçar este menino imaginário, mas que com certeza, várias crianças passaram a mesma situação ou pior do que ele.


Aí, queria postar mais livros para vocês (vou chorar). Mas como não quero deixar a postagem maior que está, estou terminando por aqui. Espero que vocês tenham gostado da postagem. Acredito que foi a postagem que mais amei de fazer e espero que realmente tenham a oportunidade de ler todas as minhas dicas de leituras e que gostem e tirem proveito. 
Não deixem de comentar se já leram ou tiveram curiosidade.
Beijos e até a próxima!

23 comentários:

  1. Amoo Demais o Diário de Anne Frank, me fez viajar demais, Otimas Dicas. Amei Seu Blog

    www.saotantas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito amor por este livro também, Mairton. Fico muito feliz que tenha gostado do blog e das dicas <3

      Excluir
  2. O diário de anne frank ❤️
    Eu quero muito ler Fique onde está e então corra rs
    Adorei o post
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique onde está e então corra é incrível, Bárbara.
      Que bom que gostou da postagem!

      Excluir
  3. Dos livros que você listou, só falta o Hitler para mim, quero muito, mas é muito caro.
    E de todos eles só li A menina que roubava liros, que é um dos meus favoritos.
    Eu adorei o menino do pijama listrado, e se você diz que Fique onde está ou então corra é melhor, eu vou amar.

    bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha a oportunidade de ler Hitler, flor. Vale muito a pena realmente.
      Fique onde está e então corra é incrível realmente, e o menino do pijama listrado também! rs

      Excluir
  4. Oi Iris, tudo bem?
    Adorei a dica desses livros e já anotei alguns para ler futuramente.
    Eu não sabia que Ele Está de Volta era ambientado durante a 2° guerra, fiquei bem curioso em relação a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Italo. Tudo ótimo e contigo? :D
      Que bom que gostou das dicas e espero que leia todos. Na verdade, Ele está de volta não é ambientado durante a segunda guerra mundial, mas citei ele por causa do Hitler, o protagonista do livro rs.

      Excluir
  5. ADOREI, flor. Suas dicas vêm ao encontro do que desejava encontrar quando li a proposta do seu post. Teve biografia, romance e drama. Acho que em apenas 5 recomendações, você conseguiu variar bastante. Um livro que recomendo sobre o período da guerra é O Anel de Noivado, da Daniele Stell.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua linda! Awn, é uma honra ser elogiada por você, sua diva kkk. Então, fico feliz que tenha gostado das dicas e pode deixar que irei anotar este livro da Daniele pois amo este gênero!

      Excluir
  6. Irs, eu também gosto muito de histórias que se passam na primeira e segunda guerra. Tanto em livro quanto em filme. Já li a menina que roubava livros e o menino do pijama listrado dos que vc falou. Eu anotei às dicas aqui e sem dúvida o que mais quero ler e já queria é Fique onde está e então corra. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, que bom que gosta da mesma forma que eu esse gênero tão interessante, Sabrina. Os dois livros realmente são incríveis e espero que leia logo o livro Fique onde está e então corra <3

      Excluir
  7. Oi oiii!
    Eu sou apaixonada por histórias que são ambientadas durante a primeira e a segunda guerra, mas nunca tive a oportunidade de ler muitos.
    "A Menina que Roubava Livros" é incrível né, sem comentários. Também indico "O Colecionador de Lágrimas" e "Em Busca do Sentido da Vida", uma ficção usando fatos da segunda guerra como cenário, do nosso autor nacional Augusto Cury, são sensacionais, muito bons!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gab. Que pena flor, espero que leia mais desse tipo de obras. A menina que roubava livros realmente é bem interessante mesmo flor. Já li O colecionador de lágrimas e realmente é ótimo e retrata bem a segunda guerra mundial realmente.
      Beijos! <3

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Ooh menina pra gostar de livro sobre guerra kkkk Mas é um tema muito bacana mesmo e geralmente são histórias incríveis, né? Por isso fiquei animada com seu post, gostei bastante das indicações e de todas a que mais chamou a minha atenção foi "Fique onde está e então corra" e já li o "Anne Frank" e "A menina que roubava livros".

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Iris!

    Adorei a postagem! Também sou fã deste livros, no caso da 2ª Guerra. Fiquei super curiosa para ler "Fique onde está e então corra", vou colocar na minha lista de leitura. Não sei se você já leu, mas um que achei muito interessante foi "Juventude Hitlerista", excelente, fala em como os jovens foram induzidos aos absurdos do nazismo, vale a pena ler! =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
  10. bem, confesso que apesar de amar livros com temática de guerra, só li da lista O diário de Anne Frank, embora tenha lido O menino do pijama. Mas não sabia que esse ouutro título do autor era de guerra tbm... A menina que roubava eu tenho a edição na estante, mas ainda não li, pretendo ler em breve...
    anotando as outras dicas... Recomendo a você Nada de novo no front e Soldier, ambientados na I guerra e A mala de Hana, Jardim de inverno e o quadrinho Maus, ambientados na II guerra...
    adorei o post...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Oi. eu li O menino do pijama listrado e confesso que imaginei que estaria na lista, o livro é maravilhoso heheheheh... O Diário de Anne Frank é um livro fantástico e arrebatador e A menina que roubava livros bem bacana.

    ResponderExcluir
  12. OIeee!
    Eu amo o Diario de Anne Frank!! Quero muito ler os outros livros, alguns eu não conhecia e outros não sabia que eram ambientados nas guerras, muito legal. Fiquei muito mais interessada em ler Fique onde está e então corra *----*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  13. Ele Está de Volta foi uma das leituras mais interessantes que eu já li em toda a minha vida. Eu sou apaixonada por leituras que se ambientam na segunda guerra. É muito interessante.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Irisvanda, eu não gosto muito de livros ambientados na guerra, mas dentre os que você citou tenho curiosidade de ler A menina que roubava livros e O diário de Anne Frank.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Adorei a temática do post porque gosto muito de livros que se passam no período de guerra. O único livro que eu li foi Anne Frank e aprendi muito. Quero muito ler Fique onde está e então Corra e já recebi muitos comentários positivos sobre ele. Acredito que você consegue fazer outros posts indicando outros livros.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ola. Gostei das dicas mas o único que li da sua lista foi o diário de Anne Frank.
    Ótima ideia de post.

    Beijão da Lari
    http://brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações