domingo, 23 de agosto de 2015

Resenha - After - Anna Todd

Olá moçada, o livro da vez será After da escritora norte-americana Anna Todd. Ela vem ao Brasil para a 17ª Bienal do Livro do Rio. O evento acontece entre os dias 3 e 13 de setembro, no Riocentro e para a loucura dos fãs cearenses ela estará em Fortaleza, no dia 15 de Setembro na Livraria Cultura do Shopping Varanda Mall (Avenida Dom Luís, 1.010 - Piso 1 - Loja 8), às 18h30.

After
Capa comum: 616 páginas
Autora: Anna Todd
Editora: Paralela (30 de outubro de 2014)
Idioma: Português




[Acervo Pessoal]
Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir o quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma.


After de Anna Todd a princípio foi uma fanfic, relacionada ao grupo One Direction, especialmente a Harry Styles e se tornou extremamente popular no site Wattpad. Como alguns de vocês devem saber, o site da Wattpad é destinado a impulsionar as obras de potenciais novos escritores e é um lugar onde uma pessoa podem postar sua obra original, na esperança de ser notada e ou apenas compartilhar sua escrita com o mundo.

Antes mesmo de começar e ler este livro, eu tinha uma idéia geral do que poderia ser. Eu já tinha lido algumas fanfics e depois de um tempo, você começa a perceber que fanfics de uma maneira em geral, tem alguns traços pré-estabelecidos. Eles são geralmente melodramáticos, muitas vezes inúteis, e condescendentes.

Começei então a ler After sem grandes expectativas, mas Anna Todd conseguiu fazer um livro que vai do reprovável ao inusitado. Posso dizer que After é um daqueles livros que você ama ou odeia. Eu sei disso porque tinhas algumas colegas que só faltaram jogar seus exemplares no lixo, mas eu tenho que admitir... Eu realmente gostei. Eu gostei do estilo dramalhão mexicano - não foi um livro que foi escrito tentando ser "adequado aos padrões da sociedade". Ele coloca toda a sujeira de caráter e comportamento pra fora. Eu estou falando de uma história catastrófica e romântica ao mesmo tempo.

Os personagens principais do enredo são Hardin e Tessa (Theresa) que podem ser descritos sucintamente como o bad boy mulherengo, cheio de tatuagens e que consegue todas as meninas que tem vontade e a menina mais correta, inteligente e aplicada da faculdade. Eles realmente não conseguem ficar ao lado do outro sem começarem uma briga, mas como Hardin é mais esperto e vivido sempre consegue humilhar Tessa.

Eu achei o relacionamento de Tessa e Hardin realmente interessante. Porque, por um lado, eu não tinha idéia do real motivo de Tessa estar deixando Hardin tratá-la de maneira tão horrível, mas por outro lado, eu compreendia que ele estava concedendo a ela viver, tomar suas próprias decisões e sentir pela primeira vez. Era uma espécie estranha de relacionamento que até hoje não tenho certeza se eu apoio ou não. Eles se machucavam a cada momento e o desgaste emocional foi marca constante em toda a história. Definitivamente Tessa e Hardin foram o casal mais disfuncional que conheci, eles eram um desastre total.

After não é e nunca será um clássico da literatura. A história não traz ensinamentos de qualquer espécie, e na maior parte do tempo eu estava muito frustrada com a relação de Tessa e Hardin. Mas eu entendo o motivo da série ser tão popular, ela meche com a curiosidade da gente. Os capítulos curtinhos deixavam sempre um gancho para o que vinha a seguir provocando minha curiosidade. Perdi totalmente a noção do tempo lendo a história, sempre queria saber a qualquer custo a direção dos personagens.

Agora uma coisa que eu não estava preparada era para as cenas detalhadas de sexo, lotes e mais lotes de sexo quente. Eu não sou puritana, mas é um daqueles livros que você tem que manter escondido dos seus pais ou filhos menores.

Enfim, leiam se tiverem curiosidade. Não recomendo, mas também não excluo como meta de leitura! Contraditório eu sei, mas verdadeiro! Particularmente ainda estou muito curiosa pra saber o que vem por aí já que After é uma série e já saiu no Brasil seu quarto livro e ainda tem mais para ser lançado!

Caso queiram pegar um autógrafo segue os locais em que ela passará pelo Brasil....Tenho que admitir, preciso do meu autógrafo!


12 comentários:

  1. Eu li este livro e tive as mesmas impressões que você. Não é o livro da vida, mas desperta curiosidade e tem um ritmo de leitura que prende o leitor, ainda não sei se vou ele os demais. Também fiz resenha dele no meu blog.
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Oi querida,
    Fiquei interessada em conhecer esse livro principalmente porque a autora vai estar aqui na Bienal, porém tenho que admitir que me decepcionei um pouco, esse livro parece com tantos outros que já foram lançados bad boy + moça certinha, infelizmente dei uma enjoada desse estilo e o que me deixou com o pé atrás também foi as cenas de sexo um pouco ok...mas muito realmente não me agrada. De qualquer forma se puder quero conhecer a autora.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel infelizmente é a mesma fórmula...também cansada desse estilo! Uma grande abraço!

      Excluir
  3. Adorei a ressenha, porém não me interessei no livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gregorio! Participe sempre do blog! Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá!
    Já li várias resenhas sobre o livro e realmente, as pessoas amam ou odeiam.
    Eu tenho muita curiosidade e espero ler em breve. Acredito que irei gostar do dramalhão mexicano. Quero conhecer essa história catastrófica.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, essa trilogia é muito falada pela blogosfera e pelo youtube, alguns amaram, outros odiaram, outros acharam a continuação desnecessária, enfim, os livros tiveram vários julgamentos. Eu confesso que não me interesso pela leitura, pelo menos por agora, mas curti muito a sua resneha.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, sabe que tenho bastante vontade de ler esse livro, acho a trama dele bem interessante e chama bastante minha atenção, estou super curiosa. Parabéns pela sua resenha que está incrível!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Oieeeeeeeeee estou louca por essa série, só vejo bons comentários e apesar de não ser meu estilo de leitura eu quero muito ler. Gostei muito da sua resenha que só reforçou a minha ideia de que seja um bom livro.

    ResponderExcluir
  8. Olha eu ainda não tive a oportunidade de fazer a leitura do livro, mas tenho bastante interesse, porque todos comentam muito bem sobre ele. Espero gostar assim que tiver um tempo, porque são tantos livros para colocar em dia que as vezes nem dá tempo. Mas espero gostar bastante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/memorias-literarias-2-caca-da-mulher.html

    ResponderExcluir
  9. Nádya, eu não tenho o livro, mas só de saber que ela vem pra Fortaleza já me deixa um bocado feliz.
    Eu já fui de ler fanfic (na época do RBD) e adorava o dramalhão.
    Apesar dos pesares acho que vou gostar de After porque só pela descrição eu já curti o Hardin.
    Espero poder ler e me empolgar com a história.

    Lisossomos

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações