segunda-feira, 27 de julho de 2015

[Resenha]: Para Todos os Garotos que Já Amei

Para Todos os Garotos que Já AmeiPara Todos os Garotos que Já Amei #01
Jenny Han 
Publicada pela Editora Intrínseca, 320 páginas.
(Obra cedida em parceria com a Editora Intrínseca)
Para Todos os Garotos que Já Amei - Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos.
Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.

Para Todos os Garotos que Já Amei narra o cotidiano de Lara Jean, uma garota de 16 anos, oriental, que mora com suas duas irmãs - Margot, a irmã mais velha e a caçula Katherine (ou Kitty para os íntimos),e com o seu pai. Desde a perda de sua mãe, Lara se apega bastante a sua irmã mais velha Margot, respeitando e obedecendo-a.

Seu mundo caí quando Margot se muda para outro país para estudar, e quando percebe que será ela quem cuidará da casa e de sua irmã mais nova. Sempre teve o apoio de sua irmã mais velha e ao ver que sua irmã irá ir embora, Lara entra em pânico e sua tristeza aumenta ainda mais quando descobre que Margot terminou com Josh, velho amigo da família e sua antiga paixão da infância.

Lara escreve cartas desde que ganhou de sua mãe uma caixa de chapéus, e ali guarda todas as cartas escritas por ela para todos os garotos que  já amou. Mas seu pior pesadelo acontece quando as cartas são enviadas misteriosamente para os garotos e os seus sentimentos declarados em forma de despedidas.

“Não são cartas de amor no sentido mais estrito da palavra. Minhas cartas são de quando não quero mais estar apaixonada. São cartas de despedida. Porque, depois que escrevo, aquele amor ardente para de me consumir. Posso tomar o café da manhã sem me preocupar se ele também gosta de banana com cereal; posso cantar músicas românticas sem estar cantando para ele. Se o amor é como uma possessão, talvez minhas cartas sejam meu exorcismo. As cartas me libertam. Ou pelo menos deveriam.”
A partir de então, a vida de Lara muda completamente, e no decorrer da história vamos conhecendo os amores, as decepções e as confusões. E acima de tudo, a importância da família.

A obra é clichê? Sim. É previsível? Também! Mas esses fatos não diminuem o valor que a obra tem. Mesmo o enredo parecendo algo normal e nada surpreendente, não se deixem enganar pelo o "parecer". A obra é encantadora na qual se torna impossível não se apaixonar pelas coisas simples, pelo cotidiano dos personagens e principalmente pela sutiliza da escrita da autora.

Os personagens são cativantes e não posso me esquecer do amadurecimento de cada um ao decorrer da história, principalmente de Lara. Como toda adolescente, a Lara nos mostra seus defeitos, indecisões e medos, mas principalmente mostra que há momentos na vida em que temos que crescer e amadurecer. Sua irmã Margot, mesmo não aparecendo muito, nos cativa logo nas primeiras páginas, mas o que mais me cativou foi a irmã caçula, Kitty, que mesmo sendo a irmã mais nova, é esperta e na qual faz a gente cair de amores e dar risadas com as suas atrapalhadas. Josh também é um personagem em que nos faz cair de paixão. E não posso deixar de citar um dos garotos mais fofos, que é o Peter, que nos encanta no primeiro instante, mesmo com o seu jeito durão e debochado.
Para Todos os Garotos que Já Amei retrata de forma divertida e única, as confusões e as inseguranças da adolescência e principalmente a importância da família. A leitura é leve e fluída, nos deixando com um gosto doce e amargo ao término da leitura. A Editora Intrínseca está de parabéns pela capa (que permaneceu igual a original), a diagramação e a revisão impecável.

E o que posso comentar mais? Leiam e se divirtam com a obra!

34 comentários:

  1. Oi Iris! <3
    Já tem bastante tempo que estou de olho nesse livro e fiquei muito feliz em saber que a Intrínseca lançou por aqui.
    Sua resenha está ótima e me deixou ainda mais curiosa quanto a essa obra. Com certeza vou colocar na lista de leitura.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika, sua linda. Muito obrigada pelo comentário flor <2
      A obra é maravilhosa e espero que leia em breve!
      Quando ler, não se esqueça de comentar comigo :D

      Excluir
  2. Muitas pessoas desprezam quando uma obra é clichê, mas como você disse, isso não diminui o valor que uma obra tem. Adorei sua resenha! Me deixou curiosa em relação ao livro, mesmo clichê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amore! Sempre é bom dar oportunidades para gêneros na qual não nos agrada tanto, não é?
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que leia!

      Excluir
  3. Não terminei de ler, lembra? HAHAHA
    Mas fiquei apaixonada pelo Josh e pela Kitty, são uns amorzinhos! (cada um do seu jeito é claro).
    Fiquei esperando que ela tivesse se metido em mais confusões e as coisas não tivessem se resolvido tão fácil, mas não aconteceu.
    Porém, como você mesma falou, nada disso diminui o valor da obra e achei o livro bem fofo!
    Vou ver se tomo vergonha na cara e volto a ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que terminar ele urgentemente flor, quero saber muito a sua opinião! <3
      Tome vergonha na cara e leia <3 kkkkkk

      Excluir
  4. Oi...
    Quem não curte um bom clichê de vez em quando né..
    O importante também é quando os personagens são cativantes e foram bem desenvolvidos.
    Não é um livro que me chama tanta atenção, mas eu leria se pudesse.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre é ler um livro leve e divertido, Leticia <3.
      Espero que mude de opinião e que leia a obra.

      Excluir
  5. Não é exatamente o meu gênero favorito, mas eu gostei da premissa? Haha não sei, mas toda a áurea do teu blog me fez querer ler este livro. Anotei a dica. :)

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que também é um gênero que não me agrada tanto, Anelise. Mas dê uma chance, que tal em? Vale a pena, juro com o dedinho <3 hahaha,

      Excluir
  6. Oi amiga, tudo bem?

    Sabe que estou doida por esse livro né? Amo a premissa e a capa também, espero conseguir lê-lo antes da continuação chegar por aqui. Amei demais os personagens pela sua descrição e já anotei na listinha de prioridades, quero muito fazer essa leitura.

    Pode me mandar o seu ta?

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga. A obra é realmente maravilhosa e os personagens são fofos e cativantes. Pode ler que vale a pena kkk.
      Não amiga, ele é meu xodó, solta u.u kkkkkkk

      Excluir
  7. Esse é um daqueles livros que faz parta da minha enorme lista de desejados!

    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu quero tanto ler esse livro me apaixonei pela capa, pelo nome (sempre amei Margot) e principalmente pela história. Ela tem tudo para ser uma das minhas melhores leituras porque assim como ela eu amo escrever cartas. Sem rodeios, muito menos tapando o sol com a peneira. Sou como ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que se eu lesse por causa da irmã mais velha de Lara, a Margot, eu nunca leria pois sempre me lembro de Cidades de Papel, mas graças a Deus são personagens completamente diferentes kkk.
      Espero que leia e que se apaixone assim como eu <3.

      Excluir
  9. Estou bem curiosa para ler esse livro pois amo um bom YA e essa parece ser uma história bem interessante e divertida. Adorei sua resenha, muito boa e as fotos ficaram bem legais :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amore. A obra é interessante e bem divertida.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e das minhas fotos pobres </3 hahahaha

      Excluir
  10. Acabei de conhecer o blog e ja amei, a partir de agora vou acompanhar e ja está nos meus favoritos. O livro acabou de entrar na kinha lista de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ivana! Que comentário mais lindo, viu? Muito obrigada pelo carinho e por ter mais uma leitora <3. Espero que leia a obra e que curta :D

      Excluir
  11. Olha eu não vou ler a sua resenha toda, porque eu estou exatamente no momento lendo esse livro. Ele já foi resenhado em meu blog por uma das minhas colaboradoras, mas confesso que estou gostando bastante da leitura e estou hiper desconfiada da irmã da personagem ter pego as cartas e mandado tudo. Ou daquela doida da Carol lá. Mas não sei, pra mim ainda é um mistério. Mas eu estou amando, porque a narrativa é fluida e a história é muito envolvente. Espero poder gostar até o fim. Gostei das suas impressões, mas vamos ver se eu vou terminar como vc. hehehehehe....

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-o-cachorro-e-seu-menino.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem amore, fico feliz que esteja lendo. Sério que é um mistério para você flor? Pois, para mim pareceu algo bem previsível, mas não irei falar quem foi, obviamente! kkkkk. Mas espero que continue lendo e se apaixonando cada vez mais.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi ^^

    Acho que já tinha visto este livro em algum lugar, mas nunca tinha parado para prestar muita atenção na história.
    Parece ser do estilo de leitura mais tranquila e que não decepciona! :D

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amore, é uma leitura bem tranquila e gostosa de se ler <3

      Excluir
  13. Desde que eu vi a capa desse livro em outro blog eu fiquei louca pra ler, encantada, mesmo não gostando muito do gênero e agora com a sua resenha eu fiquei ainda com mais vontade de lê-lo.
    Bjs, Isa
    http://pausaparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oláá
    Desde que vi o lançamento fiquei curiosa e espero poder ter oportunidade de ler em breve e gostar, adorei o enredo, o título, a capa e tudo haha tem tudo para eu amar a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Iris lindona a capa é linda amei a premissa, e muitos livros clichês são uma delicia de leitura. Estou curiosa quando chegar as cartas a todos ex da protagonista. Vou esperar sair o outro livro assim leio os dois. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Oie!!!!

    Desde que vi esse livro pela primeira vez já me apaixonei pela capa, e achei o enredo bem interessante também; tinha dado um tempo nos YAs mas acabei voltando a lê-los. esse já está sem duvidas na minha lista.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi. A capa do livro é uma fofura. Sua resenha ficou ótima e como você disse, realmente a história parece clichê, mas isso é algo muito íntimo, pessoal, mesmo assim, deixo a dica passar...

    ResponderExcluir
  18. Oiiii tudo bem??
    Adoro um bom clichê romântico... curto essas histórias juvenis e achei incrível a semelhança desse livro comigo... eu sempre fui muito fácil de gostar dos garotos, acho até que serei uma eterna apaixonada... quando eu sabia que aquele garoto que eu queria muito não me dava tanta importância e após perceber que esse sentimento era mais uma ilusão da minha cabeça, eu escrevia pra eles. Sério... exatamente com o intuito de virar a próxima página e seguir com a minha vida. A diferença era que eu não revelava 100% quem eu era, mas enviava a carta via correio, quando eu sabia que ele tinha recebido, eu ficava mais tranquila e parecia que realmente era um antídoto para o esquecimento e que a amizade ficasse... e tem funcionado desde então... jamais deixei de fazer isso e embora eu a parte de gostar facilmente tenha meio que dado uma parada na minha vida, quando isso acontece, continuo escrevendo as minhas cartas rs... Esse livro tem tudo para que eu goste da leitura... fiquei bem curiosa para saber as confusões que a protagonista passa, por causa das cartas enviadas.. Xero!

    ResponderExcluir
  19. Oi Irisvanda, não conhecia o livro, mas parece uma boa opção para os momentos que queremos uma leitura mais leve. Vou deixar a dica anotada.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  20. Oi flor.
    Ótima resenha. Mesmo que não seja um estilo que eu esteja lendo no momento a história me chamou a atenção e não me importo que seja clichê ou previsível, a história parece ser boa. ^^

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Iris.
    Eu simplesmente me apaixonei pela capa desse livro e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Gostei bastante do que vc escreveu, adoro clichês e estou curiosa com o que posso encontrar durante a leitura.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Quero muuito ler esse livro, mesmo sendo meio clichê, parece ser uma história muito bacana. Gosto da escrita da autora e estou mega curiosa para conferir a história. Que bom que curtiu!

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações