sexta-feira, 17 de julho de 2015

Papeando // Emprestar livros ou não?

Olá amores, como estão? Espero que bem! Bom, hoje venho inaugurar finalmente a coluna Papeando que há tempos estou querendo colocar aqui no blog, mas não tinha tempo, ideia ou iniciativa. E iniciando o Papeando, venho conversar com vocês sobre aquelas pessoas lindas e maravilhas que pedem um livro nosso e trata como se não fosse algo importante e principalmente, que trata como se fosse a dona, sem nenhum tipo cuidado. E qual é a nossa vontade? Isso mesmo, matar a pessoa hahaha (brincadeirinha...ou não)
Só não se esqueça que quanto mais longe você vai, mais difícil será voltar. E alguns caminhos simplesmente não tem volta. (scars)

Atualmente, emprestar livros é um tema bem polêmico no mundo literário, principalmente para os leitores possessivos e ciumentos com os seus lindos e maravilhosos filhos (livros). Já a minoria considera uma ação boa e solidária para aqueles que não tem condição de comprar livros ou até mesmo livrarias próximos á sua cidade. Mas há dois tipos de pessoas, aquelas que são atenciosos e aqueles que sujam, riscam e só faltam rasgar ou até mesmo pegar o livro para si!

Há aqueles que valem a pena emprestar. Que são pessoas confiáveis, na qual podemos emprestar e saberemos que a pessoa irá cuidar do seu bebê, por ela saber o quão é difícil emprestar livros! Sim, isso é bastante raro, mas muito raro mesmo! Mas a humanidade há esperanças ainda... Essas sim, são pessoas de luz hahahaha.

Mas há também aquelas pessoas em forma de diabo, em que a educação e o bom senso ficaram extintos e sumiram para sempre, para o planeta Marte! Quem nunca passou por uma situação em que o ser humano pede o livro, faz aquela cara de anjinho, a gente empresta na boa e nunca mais vê o livro? Ou se não, a gente empresta o livro e a pessoa de Deus entrega sujo de café, bostinha de barata ou manchado? Simplesmente não dá!

Mas mesmo sendo difícil emprestar, mesmo sendo sofrido, dolorido... Temos que emprestar pelo menos aqueles que estão lá entocados, que nem olhamos e que está pegando poeira. Porque mesmo atualmente a quantidade de leitores estarem aumentando, os preços dos livros também estão aumentando e infelizmente não é em todos os lugares que têm livrarias e bibliotecas! 

Então se você tem um colega, amigo em que possa confiar em relação a emprestar livros... Empreste sem medo e faça outra pessoa feliz ao ler um livro que você tanto amou/odiou. 

E para aqueles que pediram livros emprestados, vamos ter consciência!
Vamos conferir os 10 mandamentos para os que pedem livros emprestados?

1 — Peça emprestado apenas se pretende ler imediatamente. 
2 — Evite pedir emprestado livros muito caros, edições antigas, exemplares com valor afetivo. 
3 — Ao pegar emprestado, leia o mais rápido que puder e devolva o livro ao dono. 
4 — Deixe lembretes para você mesmo para não correr o risco de esquecer de devolver. 
5 — Tenha bastante cuidado com o livro. Não rabisque, dobre, suje, rasgue, molhe. 
6 — Nunca empreste um exemplar que você pegou emprestado.
7 — Se danificou ou perdeu o exemplar, compre outro, devolva, e se desculpe.
8 — Se o livro for uma não-ficção de grande utilidade para a outra pessoa, evite pedir. E último caso, devolva rápido. 
9 — Estipule um prazo para a devolução. Se estiver próximo da devolução e você não conseguiu terminar o livro, ao menos combine uma prorrogação com o dono. 
10 — Lembre de colocar seus livros à disposição para quem já lhe emprestou. 
http://www.diariodepernambuco.com.br/

Espero que vocês tenham curtido a postagem e comentem se vocês gostam ou não de emprestar livros. Eu já sou neutra, as vezes empresto, as vezes fico enrolando e enfim hahaha.
Beijos e até a próxima queridos! 

7 comentários:

  1. Sempre que emprestava meus livros para meus amigos fazia uma lista enorme de mandamentos kkkkkk e colocava dentro do livro. kkkkk
    Mas eu não gosto de emprestar meus livros, apenas para meus amigos mais confiáveis.
    Amei o post.

    http://colecoes-literarias.blogspot.com/2015/07/dica-de-filme-o-destino-de-jupiter.html

    ResponderExcluir
  2. Eu emprestava , até a ultima vez que emprestei e nunca mais vi meu livro
    Pra mim roupa maquiagem livro e namorado não se empresta pra ninguém ( risos ) , Brincadeiras a parte eu prefiro não emprestar não
    http://eesmaltecia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olha sinceramente tenho que confessar que eu não EMPRESTO nenhum dos meus livros, porque além de serem caros e a gente ter o maior cuidado com eles, eu morro de medo que alguém pegue e o livro volte de uma maneira que não estava ou que aconteça algum acidente sabe? Sério. Apesar de conhecer a pessoa e tudo mais, não gosto. Sempre arranjo uma desculpa. Para quem eu empresto mesmo são para os meus pais que sempre estão aqui. Mas para pessoas de fora NUNCA. Tenho uma paixao pelos meus livros e acho que nem teria coragem =x

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-anseio.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, tenho uma baita dificuldade em emprestar meus livros, mas foi porque só tive experiencias ruins emprestando-os! Nem todo mundo valoriza e tem o mesmo zelo: duas vezes não me foi devolvido (perdeu, esqueceu, e pronto) e uma vez veio marcado, amassado, foi péssimo! Então não empresto...troco ou dôo quando quero fazer circular...
    Beijos,
    Alê | Ale's Dreams

    ResponderExcluir
  5. Tem livro que emprestei e nem lembro a quem foi, e só lembrei disso anos depois. Como peguei livros e não devolvi porque não vi mais a pessoa. Mas sempre fui muito cuidadosa com os livros que pego emprestado. Mas prefiro receber ele todo feio, sujo, do que nunca ver na vida.

    ResponderExcluir
  6. Não tenho problemas em emprestar meus livros, muitos, as pessoas nem devolvem, mas se já li, não vejo problema, somente, quando se trata de livro acadêmico, pois são caros e uso no trabalho.

    ResponderExcluir
  7. AMEI o post! Eu não gosto de emprestar meus livros, empresto somente pra minha vizinha, e ai dela se não me devolver lindo e limpo. rsrsrsrs

    Beijinhos

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações