terça-feira, 16 de junho de 2015

[Resenha]: Morando Sozinha - Fran Guarnieri

Morando Sozinha, Fran Guarnieri.
Publicada pela Editora Belas-Letras, em 2015.
160 páginas.
Morar sozinha pode ser incrível. Mas para ter uma vida independente é preciso se planejar também. Em Morando Sozinha, a blogueira Fran Guarnieri ensina o passo a passo para ser feliz e não depender mais de ninguém, contando suas histórias engraçadas e inusitadas desde que decidiu sair de casa, aos dezoito anos. Saiba aqui como desde escolher o melhor lugar para morar até a como resolver problemas do cotidiano. Trocar o botijão de gás a cada século ou ir à padaria para comprar só um pãozinho pode ser divertido e inesquecível!

Quem nunca pensou em morar sozinha? Ter a sua independência, seu lar doce lar e suas próprias escolhas? Na obra "Morando Sozinha", Fran dá dicas preciosas e conta a sua experiência de como surgiu a vontade e finalmente a decisão de morar sozinha! 
Quando chegamos na fase dos 18 á diante, o desejo da grande maioria é finalmente ter sua independência e não depender da família ou de qualquer outro membro. Esse desejo pode ser facilmente conseguido, mas não é nada fácil ter essa independência e principalmente maduridade. Morar sozinha é muito mais do que ter um lugar só seu, fazer o que quiser e sim, ter responsabilidade, ter que resolver problemas sozinha e chegar em casa e ter que encontrar roupas, louças e casa suja. Pensando nisso, a Fran nos mostra suas dificuldades que teve que passar e como conseguiu superar tudo isso e tirar uma lição disso tudo.

Em "Morando Sozinha", Fran nos dá dicas de como começar as mudanças, dicas financeiras e principalmente a ter organização! Nos mostra que morar sozinha não é nenhum contos de fadas, mas com paciência, dedicação e maduridade, pode se tornar incrível.
A obra tem uma escrita bem fluída e rápida. A narração é leve e os capítulos são curtos, nos fazendo devorar o livros em pouquíssimas horas. Uma leitura gostosa de ser ler, onde me peguei rindo e refletindo entre as páginas do livro várias vezes. Assim como a autora, a Editora Belas-Letras está de parabéns pela capa e a incrível diagramação! Cheios de ilustrações, fotos e dicas importantes –independente de morar com os pais ou sozinha.

Recomendo a obra para todos. Independente da situação em qual você esteja, é uma leitura que vale a pena ler e reler!

#DicasdaIris
- Não pense em sair de casa por causa de alguma discussão com os pais ou com outro membro da família (estará começando com o pé errado).
- Nem ouse morar sozinha sem ter uma condição estável financeiramente!
- Nunca faça festas em sua casa (o resultado é realmente bastante trágico).
- Nunca deixe para limpa-la "depois" (é capaz desse dia nunca acontecer)

27 comentários:

  1. Olá
    achei bem bacana a proposta desse livro, vi um video de um Book Tube que eu não me lembro, mas gostei muito, adorei a diagramação, muito fofura, espero poder compra-lo
    Bjks
    Passa Lá No Blog - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiie. Adoreiii sua resenha.
    Gente, que livro mais cute. Ameiiii a cor, os detalhes, tudo.
    Bom! Eu não tive a experiencia de morar sozinha, casei com 16 anos kkkkk e acho que isso foi o mais perto que cheguei da independência kkkk.
    Mas enfim, eu gosto muito da Fran e estou louca para ler o livro.
    bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/06/parceria-leticia-vilela-e-rita-pinheiro.html

    ResponderExcluir
  3. Oi. Já passei dessa fase, então vou deixar a dica passar também. Também não curto manuais, acho que cada um aprende com as próprias experiências, fiz festas, deixava para arrumar a casa depois e não mudaria nada.

    ResponderExcluir
  4. Cada um teve suas experiências Lília, verdade. Fico feliz que tenha feito feitas na sua casa, tenha demorado para sr rumar sua casa ou coisa parecida. O livro não é nenhum manual, são apenas dicas e cada um segue se quiser, não é obrigatório. Bom, dei as minhas dicas, pois já passei por isso tudo e infelizmente o resultado foi realmente trágico, mas fico feliz que tenha sido diferente com você. Acredito que também aprendemos com as experiências de outras pessoas pra dermos noções de como fará tão coisa é talvez não cometer o mesmo erro.
    Agradeço pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa tinha que ler esse livros anos atrás rsrs
    Sempre quis morar sozinha só que me casei rápido demias rsrs
    Achei essa capa muito fofa
    Amei sua resenha bjs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Acho a capa desse livro linda e a obra bem útil para quem tá nessa fase de mudança para a vida adulta.
    Mas não é meu tipo de leitura, então passo.
    Gostei da resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro ontem. Ele traz dicas interessantes. Para mim, a mais importante foi a Fran frisar que a organização é fundamental para conseguirmos algo. E não foi nem em relação à mudança, mas sim sobre o blog. Como manter seu próprio negócio.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi miga, estou com o livro aqui e já comecei a leitura, com certeza as dicas são bem válidas para quem irá viver a ou as mesmas experiências que a autora viveu.

    Amei sua resenha miga.

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ei Iris,
    Não é nenhum contos de fadas mesmo, tenho sentido na pele como é, vai fazer um ano que moro sozinha.
    De todas as dicas guarde bem esta: "Nunca deixe para limpa-la "depois", esse dia nunca chega mesmo... Hoje cheguei a essa conclusão quando olhei pra minha casinha kkkk
    Ps.: A pessoa nem tem vergonha de falar hahaha.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  10. Oie! Tudo bem?

    Eu nunca tive essa "pira" de querer morar sozinha. Mas quando eu tinha 16 anos juntei uma grana com meu trabalho e com a ajuda da minha mãe pra completar o valor, fiz intercâmbio. Coloquei uma mochila nas costas e cruzei o mundo pra parar na Oceania. hahah E eu amei! Agora, tenho vontade de morar sozinha aqui no Brasil mesmo. Creio que esse livro vai me ajudar...

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu estou tão a fim de ler esse livro e a sua resenha é a primeira que eu leio, adorei conhecer um pouquinho do livro e essas diquinhas que você colocou no final são ótimas, minha vontade só fez aumentar agora! essa capa é muito fofa!

    http://www.vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii, a capa do livro é linda.
    Mas dos últimos lançamentos da editora
    é um dos que menos despertou meu interesse.
    Já moro só faz tempo, então não creio que ele tenha nada a me acrescentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Que fofura!
    Eu fiquei mesmo afim do livro porque acompanho o blog dela e achei o livro super fofo. Como irei morar sozinha agora, acho que a obra será que grande ajuda. Vou tomar vergonha na cara e compra a obra logo. hahahaha
    Muito boa sua resenha, bjs!
    http://teoremasdamimosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Assim como o livro sua resenha foi bem fofa.
    Estou louca para ler o livro da Fran e ver as dicas que ela dá para quem quer ou já mora sozinha.
    Gostei das suas dicas também. ^^

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é muito fofo. Adorei ler ele, achei divertido e muito útil. E a edição está linda. <3
    Adorei todas as dicas, até mesmo eu que vou morar com meu noivo vou pegar algumas.rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Oieeee
    primeiramente preciso dizer que seu novo cantinho esta lindo ♥ Desde que vi o lançamento desse livro eu mega me interessei, moro sozinha e acho que mesmo assim absorveria muita coisa boa e muito aprendizado, espero ter a oportunidade de ler o livro em breve!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Olha eu ainda não conheço essa autora e nem sua obra, mas tenho visto muita gente falando muito bem desse livro e tenho ficado bastante curiosa, mas acho que só comprarei ele mais pra frente, porque não foi um livro que me deixou desesperada sabe? Mas eu gostei de tudo que você falou sobre ele e me parece ser interessante. Espero gostar quando o ter na minha estante =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-spirit-animals-lacos-de-sangue.html

    ResponderExcluir
  18. Eu estou indo morar sozinha pela primeira vez este ano, e adivinhem quem vai comprar esse livro com certeza? Isso mesmo, eu! Achei genial que eles tenham feito esse lançamento. O blog em si já era muito útil.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi ^^
    Eu li este livro e gostei bastante, mesmo que o plano de mudança de casa seja a longo prazo kkk

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Ai, essa fase dos 17 18 anos é a coisa mais confusa da vida, sei bem porque estou vivendo isso e me sentindo uma mosca tonta, hahaha.

    Não sabia sobre esse livro mas achei as dicas interessantes.
    Beijos!
    http://www.lanaminhaestante.com

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu recebi esse livro da BL também, mas ainda não peguei ele para ler, sabe? Mas já folheei e achei muito linda a diagramação, toda rosa, uma fofura *-* E pela sua resenha o livro traz ótimas dicas mesmo e isso é ótimo para quem quer morar sozinha, né? Pois não achamos muitas dicas por ai. Enfim, logo eu irei ler o livro, assim já me preparo para o dia em que for morar sozinha, isso se um dia eu for mesmo kkkk

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oii, tudo bem?
    Apesar de eu achar a capa desse livro bem fofinha, não me interessei por ele, não bateu comigo sabe, apesar de eu querer muito morar sozinha, kkkk, mas fico feliz que você tenha gostado dele, quem sabe um dia eu dê uma chance para ele e talvez goste.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Li esse livro essa semana e realmente a narrativa é bem leve. Gostei da pegada "conversa de amiga" que o livro tem. Já acompanhava a Fran pelo blog e o livro veio pra coroar o trabalho que ela realiza. Gostei bastante.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Iris!
    Que legal este livro, não conhecia.
    Puxa, que interessante essa ideia, este livro pode servir de guia para muita gente.
    Fiquei curiosa para conhecer as histórias, deve ser bem engraçado.
    Entrando na wishlist em 3... 2... 1...
    Um beijo!
    Blog Monykisses
    Blog Os Literatos

    ResponderExcluir
  25. Acompanhava o blog da Fran quando eu tinha um tempinho vago, mas ultimamente me esqueço de acessá-lo. Quando soube que ela escreveu um livro fiquei muito curiosa para ler, também porquê pretendo sair de casa em poucos anos, mas para morar com o namorado. O motivo principal é eu nunca ter me dado bem com o meu padrasto, sabe quando você quer manter distância absoluta de alguém? Pois é. Talvez essa ideia signifique começar com o pé errado, mas eu estou cansada psicologicamente de ter que lidar com meu padrasto... Acredito que será vida nova e me fará muito mais feliz.

    Beijos!
    www.bonitapordentro.com

    ResponderExcluir
  26. Oie, Iris!
    Esse livro é lindo! Apaixonada pela capa, que coisinha fofa!
    Sobre o assunto do livro em si: com certeza irei comprá-lo. Eu não queria morar sozinha, sabe? Sair de casa. Amo minha mãe, amo meu irmão e meu cachorrinho! No entanto algumas coisas têm me desgastado psicologicamente (e não estão relacionadas a essas criaturas que amo ter na minha vida hahahah). Então tem certos momentos em que eu penso que seria muito legal sair daqui... Mudo de ideia quando penso que isso significa deixar de morar com quem amo. É difícil demais e até frustrante ficar pensando nisso.
    Além disso, eu estaria muito ferrada porque sempre tive pessoas pra fazerem as coisas pra mim: limpar o quarto, cozinhar, lavar roupa. Imagina eu sozinha? Não daria muito certo... Mas um dia vai ser inevitável.
    Ótima resenha, Iris!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Eu amei a resenha!! Sempre que posso, assisto o canal da Fran no Youtube e ela me ajudou muito quando comecei no blog. Mal posso esperar para ler esse livro. Realmente, estou chegando nos 18 anos e a vontade de viver independente se torna cada vez maior. Mas é como você disse, para isso, é preciso ter dinheiro antes! Acho que vou gostar bastante do livro, a capa está incrível e adorei saber que ele é cheio de ilustrações <3

    Thaís na Cidade

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações