quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

{Dicas Literárias}: Gênero Chick-Lit!

Olá leitores, como estão? Espero que bem! Venho trazer um post dando dicas para vocês leitores que nunca deram chance para um bom chick-lit ou quem tem receio de não gostar. E para quem já gosta trago dicas de livros maravilhosos para todo leitor que amam livros românticos, fofos e que nos tragam sorrisos bobos.

Para quem não sabe o que é Chick-lit e sua definição:
"Chick lit é um gênero ficção dentro da ficção feminina, que aborda as questões das mulheres modernas. Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa". O gênero vende bem, apesar de ainda estar em crescimento no Brasil, algumas editoras já dedicam selos diferenciados para esse gênero. Ele geralmente lida com as questões das mulheres modernas, humor de ânimo leve. Apesar de algumas vezes que inclui elementos românticos, a literatura feminina (incluindo chick lit) geralmente não é considerada uma subcategoria direta do gênero romance, porque, no Chick lit a relação da heroína com sua família ou amigos pode ser tão importante quanto a seus relacionamentos românticos.

Características do gênero Chick-lit: 
"A principal característica do Chick lit é a protagonista: que é do sexo feminino. Ela está, muitas vezes, tentando vencer (profissional e romanticamente) no mundo moderno.A idade dos personagens principais não importa, podem ser garotas do ensino médio até cinquentonas, suas histórias normalmente são bem humoradas e relatam o dia-a-dia da mulher moderna, sua rotina tripla, seus problemas amorosos, de peso, no trabalho, no namoro, no casamento, no divorcio".

Algumas obras famosas...
Fazendo meu filme - Paula Pimenta
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.  “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Perdida- Carina Rissi


Sofia vive em uma metrópole, está habituada com a modernidade e as facilidades que isto lhe proporciona. Ela é independente e tem pavor a menção da palavra casamento. Os únicos romances em sua vida são os que os livros lhe proporcionam. Mas tudo isso muda depois que ela se vê em uma complicada condição. Após comprar um novo aparelho celular, algo misterioso acontece e Sofia descobre que está perdida no século XIX, sem ter ideia de como ou se voltará. Ela é acolhida pela família Clarke, enquanto tenta desesperadamente encontrar um meio de voltar para casa. Com a ajuda de prestativo Ian, Sofia embarca numa procura as cegas e acaba encontrando algumas pistas que talvez possam leva-la de volta para casa. O que ela não sabia era que seu coração tinha outros planos.



  Coleção The Heather Wells - Meg Cabot
Neste novo sucesso, Meg Cabot nos apresenta Heather Wells, uma cantora pop que chegou a um ponto nada desejado de sua carreira artística: o fundo do poço. Nenhuma gravadora se interessa por suas músicas, o pai está atrás das grades e a mãe fugiu para Buenos Aires com todo o seu dinheiro... Mas, quando Heather arruma um trabalho de inspetora em uma faculdade, tudo muda... ou, pelo menos, é o que parece.

Menina de Vinte- Sophie Kinsella


O espírito da tia-avó de Lara Lington, que foi uma jovem dançarina de Charleston com ideias avançadas sobre moda e amor, aparece misteriosamente com um último pedido: Lara precisa localizar um colar que foi dela por mais de 75 anos. Só assim Sadie poderá descansar em paz. Além de encontrar a joia, Lara tem que lidar com 'probleminhas' do dia a dia: a sócia fugiu para Goa, sua empresa está afundando e ela acabou de ser abandonada pelo homem 'perfeito'. Nesta divertida história, Lara e Sadie são duas meninas de vinte bem diferentes que vão aprender a importância dos laços familiares e da amizade.







 O Diário de Bridget Jones - Helen Fielding

Escrito na forma de diário, o romance relata um ano na vida de Bridget Jones, uma solteira de trinta e poucos anos que luta com todas as forças para emagrecer, encontrar um namorado, parar de beber e largar o cigarro. Uma história aparentemente comum, mas narrada em estilo impecável e com extrema sensibilidade pela jornalista britânica Helen Fielding. Bridget trabalha em uma editora, mora sozinha, é apaixonada por seu chefe e cultiva o hábito de conversar com amigas que, em torno de uma mesa de bar, sempre têm soluções teóricas para todos os problemas. É impossível ler este diário e não se identificar com a protagonista. A protagonista do livro ganhou as telas de cinema em 2001, no filme homônimo estrelado por Renée Zellweger.








Essas foram algumas dicas de leituras amores. Espero que tenham gostado e claro, recomendo todos os livros. Para quem quer livros realmente engraçados, fofos e divertidos com certeza são dicas maravilhosas!
Na próxima dicas literárias será o gênero distópico, que alias é o meu gênero favorito e tenho certeza que irão amar!
Beijos e até a próxima! 

15 comentários:

  1. Fazendo meu Filme <3 Os outros ainda não li, mas gostei dessa sessão de dicas do seu blog. Preciso ler tamanho 42 não importa!!! Abraços

    https://primaverei.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Irisvanda!!
    Realmente o gênero chicl-lit merece um destaque sempre.Apesar de ser um estilo mais destinado as meninas,algumas obras trazem histórias incríveis para todos e grandes lições.
    Obs:tô com um da Carina Rissi aqui pra ler,mesmo todo mundo falando muito bem dela ainda não consegui ler,mas não passa dos próximos meses kkkkkkkkkkk

    Beijos!!
    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei seu post flor, esse é um gênero que amo e que tem bastante sub-gêneros envolvidos que nos deixam loucas,hahahahaha.

    Os livros da serie Fazendo Meu Filme mesmo, eu os considero teen chick-lit's porque são histórias com uma adolescente :) .

    Apesar de gostar demais do chick-lit com protagonistas adultas, eu adoro os teen-lit's também, são bem mais leves e são leituras bem rápidas e agradáveis. Os livros da Sarah Dessem são sempre protagonistas adolescentes e são bons demais.

    Amei sua postagem, traz mais sobre os sub-gêneros para o blog, bom pra galera entender mais sobre esse mundo dos lits, que todo mundo lê, mas que muitos não sabem distinguir as características direito.


    bjs


    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo esse gênero..... A maioria já li e perdida é meu favorito, mas estou louca pela série da meg cabot😍😍😍😍😍😍 adorei as dicas bjus

    ResponderExcluir
  5. Eu amo fazendo meu filme <3 <3 <3
    Amei as dicas de livros! Vou tentar comprar.
    Beijos
    Se quiser visitar o meu blog, vou ficar feliz :)
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-correr-ou-morrer.html

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que eu me encaixo nos que ainda não deram chance a um bom chick-lit. Já decidi ler Bridget Jones, mas como eu acho que não irei gostar do gênero, acabo colocando leituras de gêneros que eu gosto na frente. Depois de sua postagem vou pensar se devo continuar adiando a leitura, haha.

    Se puder, dá uma passadinha lá no blog. Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Gosto de livros deste gênero literário, pois amo romances. Não li nenhum livro acima, já li algo da Paola Pimenta e amei, estou bastante interessada em ler Perdida.
    Beijos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, Iris!
    Não gosto do gênero chick lit, mas já o amei. Era fã de um livro chamado Princesa Pop, um dia desses o doei, inclusive. Estava velhiiiinho e meio rasgado por conta das vezes que já o li! Hahahah conforme o tempo passou me descobri gostando mais de fantasia, aventura e épicos. <3
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  9. Chick-lit não é meu gênero favorito não, mas leio bastante quando quero intercalar um livro leve e engraçado com alguns mais pesados e densos!
    Adoro a Meg Cabot, a Sophie Kinsella e a Marian Keyes. Pra mim são as melhores do gênero! :)

    Samara - Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Achei o seu post super útil, pois esses dias mesmo eu ouvi várias menções ao gênero chick-lit e não sabia exatamente do que se tratava. Agora eu descobri que é um gênero agradável, mas, sinceramente, não acho que seja algo que tenha muito a me acrescentar, pelo menos não no momento. Estou numa fase de leituras épicas, grandiosas.
    Apesar disso, pretendo ler Perdida algum dia, pois uma amiga minha tem esse livro e eu gostaria de dar uma chance a autora nacional Carina Rissi, que está fazendo grande sucesso.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  11. Oi Irisvanda!
    Adorei o post, não sabia exatamente o que era o gênero Chick-lit e agora ficou tudo mais explicadinho.
    Tenho o primeiro volume de Fazendo Meu Filme, mas ainda não li pois quero comprar os outros hehehe

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dos livros citados, só conheço Perdida e me encantei com a história. Amei conhecer Carina Rissi.
    Abraços Mika,
    Pensamentos Viajantes

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Eu adoro chick-lit, mas da sua lista só li Perdida...
    Da Carina li também Procura-se Um Marido, e outros nacionais que todos devem ler são: Probre não tem Sorte 1 e 2 da Leila Rego e Azar o Seu!, da Carol sabar...
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oláá, muito boa as dicas to apaixonada pelo layout do seu blog também *-*. Bjs linda.

    http://vihpaula.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Iris!
    Adoro o gênero Chick-Lit! É o tipo de livro leve, que nos faz rir e refletir ao mesmo tempo.
    E as minhas autoras preferidas do gênero são Marian Keyes e Sophie Kinsella.
    Gostei das suas dicas!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações