terça-feira, 16 de dezembro de 2014

{Resenha}: Reescrevendo Sonhos - Márcia Dantas.


Titulo: Reescrevendo Sonhos.
Autora: Márcia Dantas.
Editora: Novo Romance.
Número de Páginas: 292
Nota: ✮ + favorito.

Sinopse: Luciana é uma escritora que enfrenta uma crise de escrita como nenhuma outra antes. Seu estado psicológico devido a uma tragédia vivida a pouco tempo (cuja repercursão aumentou sua popularidade e a vendagem dos livros anteriormente publicados) não tem facilitado sua busca pela saída dessa crise, o que faz com que ela se deprima ainda mais. Tudo isso mudou quando um sonho passou a povoar suas noites. Um rosto feminino do qual não tem memória de ter conhecido alguma vez em sua vida, mas que é quase um fantasma em sua mente, intrigando-a. Isso fez com que tivesse uma nova inspiração, uma nova história em sua mente. No entanto, sua inabilidade em responder os mistérios sobre seus sonhos acabaram incapacitando Luciana de achar um modo de continuar seu livro. Como se voltasse a estaca zero, ainda que tivesse avançado. O que a escritora não podia imaginar é que a ajuda enviada pela Editora na qual publica viria na forma de um rosto que agora conhece. Uma mulher, Bárbara, que possui a mesma aparência física de seus sonhos. E cujos laços serão mais profundos do que ela jamais imaginou que seriam.
O livro narra a história da protagonista Luciana. Uma escritora que está enfrentando uma grande crise em sua vida. Tudo piorou quando ela começou a sonhar com um rosto conhecido. Tudo isso acontece depois de ela ter sofrido um acidente e ter perdido um pouco da memória, como vemos ao longo da história mais sobre este problema do passado. Após este transtorno ela não consegue terminar o seu livro, mesmo com a ajuda do seu psicólogo, considerado o seu único amigo.

E no entanto ela sabe que para desbloquear a sua harmonia e sua inspiração como escritora, ela precisa entender e corresponder os mistérios dos seus sonhos. Confusa, Luciana acaba se afastando cada vez mais do seu modo profissional, deixando de responder e-mails da editora. Mas tudo muda quando uma pessoa aparece na sua porta tanto lhe um susto imenso.

Bárbara é uma funcionária da editora onde Luciana estar tentando escrever, para elas publicarem. Bárbara é enviada para ajudar a Luciana com este trauma e libertar a inspiração da autora. Mas não é apenas a Luciana que tem seus "fantasmas" do passado, Bárbara sofreu um trauma a pouco tempo: acabou seu noivado a pouco tempo com um amigo de infância e não consegue ter a iniciativa de falar com ele, depois deste trama.

No primeiro contato Luciana tenta evitar Bárbara, se sentindo confusa e não gostando da ideia, principalmente por ver que a Bárbara se parece bastante com a pessoa dos seus sonhos. Mas Bárbara ajuda a Luciana a enfrentar seus fantasmas e a voltar a escrever seu livro e finalmente termina-lo.

Com o tempo Luciana e Bárbara se tornam grandes amigas, na qual se confidenciam e cria um ciclo de amizade, confiando mais em si mesmo e em ambas. Com Bárbara, Luciana consegue libertar sua mente e imaginação. Mas algo entre as duas crescem, será que elas estão preparadas para algo a mais além de uma simples e cativante amizade? Como entrar num relacionamento com tantos problemas e fantasmas nas vidas de ambos?

Bom, tenho que comentar que este livro tirou vários suspiros de alegria, ansiedade e agonia. Foi uma surpresa para mim, principalmente porque não tinha lido a sinopse (na verdade eu nunca leio). Foi o primeiro livro que eu tinha lido que fosse sobre um relacionamento homossexual. Mesmo sendo o livro que eu tenha tido este primeiro contato, a autora escreveu de uma forma simples, tranquila sem usar vulgaridades e sim mostrando o sentimento verdadeiro de ambas.

Os personagens são cativantes, mas achei a necessidade de a autora ter aberto mais espaço para os personagens secundários. Mas isso não fez que eu gostasse menos do enredo do livro. Um dos pontos que mais me agradaram foi a escrita maravilhosa da autora. Tenho que comentar que foi um dos livros mais bem escritos que eu li nos últimos meses. A autora escreveu de uma forma que realmente me sensibilizou e mostrando claramente que todos nós somos iguais e temos que respeitar a sexualidade de todos, mesmo não concordando com o ato das pessoas do mesmo sexo.

Agradeço imensamente pela oportunidade da autora por me dar o prazer de ler esta obra.
Agradeço também a editora e a autora novamente, pelo envio do e-books.

Beijos e até a próxima!



24 comentários:

  1. Oi Irisvanda , gostei da história do livro , inclusive o fato de você ter mencionado que há uma relação homoafetiva , acho interessante a abordagem de temas pouco explorados como esse, especialmente quando feito com bom tom .
    Bjoss
    Ariane
    www.resenhasdelivros.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, não conhecia o livro e gostei muito do enredo, pelo fato de ter um relação homoafetiva já me ganhou, não sou lésbica, mas eu gosto de livros assim, saem da modinha de sempre...espero ter a oportunidade de ler
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Iris, linda, obrigada por tudo <3 Seu texto me deixou muito feliz e estou lisonjeada com cada linha. Foi ótimo esse processo <3

    Às meninas que comentaram: pré-venda começa dia 8 de janeiro pela Editora Novo Romance.

    http://escritosdamarcialitman.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Irisvanda.
    Que legal esse livro, ainda não li nenhum livro com temática homossexual como o centro da história, mas já tenho um nacional na estante aguardando para leitura. Concordo com você, mesmo que não concordemos com a opção sexual do outro devemos respeitar o próximo. ;)

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não lembro de ter lido uma história com um romance homossexual, bom, eu já li um conto... Mas vou guardar bem o nome desse livro, quem sabe ele pode ser o primeiro.

    http://eueminhacultura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Não conhecia o livro....parece interessante....
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    A verdade é que não me interesso muito por histórias com romances homossexuais, então não tive vontade de ler o livro, mas parece ser uma leitura interessante!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Irisvanda.
    Gostei do plot; Nunca li um livro com relacionamento homo afetivo e para ser sincera não gostaria de começar com esses famosinhos de hoje em dia.

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  9. Oi, Iris-flor! (olha a intimidade, haha)
    Não conhecia esse livro, mas achei muito legal a maneira como a amizade e, posteriormente, o romance começam a se desenvolver entre as personagens. Acho importante haver livros assim, que trazem os casais homoafetivos como protagonistas. Importante para diminuir preconceitos e para sensibilizar corações. :) Eu fiquei curiosa com o livro, mas confesso que não me interessei muito em lê-lo… Não me pareceu "arrebatador", sabe?

    Beijos, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ola Iris lindona livros que se destacam pela sensibilidade sempre vale a pena ser lidos, a capa não chamou muito minha atenção. Toda pessoa deve ser respeitada por suas escolhas sem sombra de dúvidas . Gostei muito da resenha beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, não imaginei que o fosse um livro homo, e agora estou bastante curiosa para ler
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. O tema é polêmico, mas pelo que eu percebi na sua resenha, ele é tratado de um modo bonito, sem vulgaridades, como você disse. Mas esses sonhos da escritora e o fato de ela conhecer alguém igual a mulher do sonho me parece algo 'forçado' demais.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  13. Oi Iris, tudo bem?
    Não conhecia o livro porém achei a premissa dele bem bacana. A sua resenha está muito chamativa e com uma nota 5 não tem como não querer ler esse livro. Já anotei ele aqui, espero ler assim que possível.
    Abraços

    Italo T
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olha eu não tenho costume de ler livros com esse tipo de assunto, mas eu acho interessante tudo que os autores abordam sobre isso, principalmente porque o nosso mundo infelizmente ainda sofre preconceitos, adorei a resenha quem sabe eu o leia algum dia?!

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Eu gosto bastante de livros que tratam de assuntos que alguns escritores não estão acostumados a escrever, odeio o mesmo do mesmo, vou colocar na minha wishlist!

    Abraços, Heitor
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oiee ^^
    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa para conhecê-lo. Romances são os meus favoritos, e quando são de pessoas do mesmo sexo então... ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi.
    Os livros que mais me surpreendem são aqueles que vou às cegas, sem nenhuma informação, sem ler sinopse.
    Eu não conhecia Reescrevendo Sonhos, e nunca li nada que envolva esse tema, mas tenho notado que ultimamente a homossexualidade tem feito parte de muitos enredos.
    E já que a autora teve tato e sensibilidade ao desenvolver a história, acho que posso começar minha leitura envolvendo o assunto com esse livro.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas gostei muito da história, o relacionamento das protagonistas parece ser muito bonito. Eu já li romances homossexuais, mas eram homens, e foi justamente a sensibilidade da autora que me conquistou. Adoro quando uma leitura nos supreende positivamente
    Beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ah legal a história da Luciana e como ela vai superar o bloqueio para escrever, mas será que está ajuda irá culminar em um romance? Tem que ler para saber né.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas nunca li nada com relacionamento homossexual entre duas mulheres. Fiquei curiosa com a narrativa por causa dos sonhos que a personagem tem.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oiee, tudo bem?

    O livro parece ser interessante. Já li outros livros com relacionamentos homossexuais e achei todos muito bem escritos. Será que o livro está disponível em formato fisico? Eu não leio ebooks

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá... tudo bem???

    Ahh adorei a premissa do livro e quero lê-lo, mas só tem em e-book?? Achei a capa tão linda... parece que a história de prende... eu nunca li algo desse estilo, ms tenho muita vontade.... não sou contra e nem a favor da homossexualidade.... porque acredito que as pessoas devem fazer de suas vidas o que acharem melhor e que a deixam felizes... pelo que percebi esse romance não é premeditado e sim simplesmente acontece... foi esse o ponto que me chamou atenção... e eu quero ele... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu gostei basta do começo da sua resenha. A história parece interessante. Mas não gosto de livros que falem sobre relacionamentos homossexuais. Já li uma vez e não me desceu bem. Não tenho nada contra pessoas que tenham essa opção de vida. Mas não gosto de leituras assim. Que bom que você gostou do livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Achei interessante o enredo, o trauma de continuar o livro e a descoberta do amor pela personagem, mas não sei se leria, nem por conta da tema, pois já li livros da temática homossexual e gostei, só não me senti atraída pelo livro, mas gostei de conhecer, pois não tinha ouvido falar.

    Beijos,

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações