domingo, 9 de novembro de 2014

RESENHA | To All The Boys I've Loved Before - Jenny Han

Olá olá! No meu post Leituras do Mês, mencionei o To All The Boys I've Loved Before e, é esse livro que venho resenhar hoje para vocês!

Nota: como o livro não está disponível em português, tive que traduzir as quotes que usei aqui no post. Quem quiser pode usar quote traduzida sem problema mas, lembrem - se sempre que se algum dia o livro for publicado em português, a frase pode não estar do mesmo jeito.








Título original: To All The Boys I've Loved Before
Autor: Jenny Han

Sinopse: To All the Boys I’ve Loved Before is the story of Lara Jean, who has never openly admitted her crushes, but instead wrote each boy a letter about how she felt, sealed it, and hid it in a box under her bed. But one day Lara Jean discovers that somehow her secret box of letters has been mailed, causing all her crushes from her past to confront her about the letters: her first kiss, the boy from summer camp, even her sister's ex-boyfriend, Josh. As she learns to deal with her past loves face to face, Lara Jean discovers that something good may come out of these letters after all.



Lara Jean já se apaixonou cinco vezes mas, nunca tinha coragem para falar isso para nenhum dos meninos por quem se apaixonou. Então, ela escrevia cartas e as escondia para ninguém ver. Um dia, a sua vida fica virada do avesso... sim, as cartas começam a ser todas enviadas para os meninos! Já pensou como seria isso acontecer com você? Eu morria de vergonha! 

" Se o amor é uma possessão, talvez as minhas cartas sejam os meus exorcismos. As minhas cartas libertam - me. Pelo menos... é isso que é suposto acontecer.


O que dizer deste livro? 


É óbvio que achei que tinha alguns clichêzinhos e já dava para ver quem tinha enviado as cartas mas, achei que os clichês deram um toque super fofo ao livro e percebi que o foco não era quem tinha enviado as cartas para os meninos, mas sim ver como Lara Jean ia fazer para que a sua vida voltasse ao normal depois de uma coisa dessas (bem, não ao normal... mas o mais perto no normal possível eheh).

Além de se centrar na vida amorosa de Lara Jean, tambem se centra na vida com a sua família, que é super importante na vida dela.

Lara é a filha do meio. Tem uma irmã mais velha, a Margot, que para ela é um modelo a seguir e, tem também uma irmã mais nova, a Kitty. Lara deseja que Kitty olhe para ela do mesmo modo que ela própria olha para Margot, ou seja, como um modelo a seguir.

" Eu desejava (e é uma coisa em que já pensei inúmeras vezes, tantas vezes que já perdi a conta) ser mais como a Margot.

As meninas vivem com seu pai e, infelizmente, sua mãe faleceu. Quando Margot se muda para outro país para ir estudar, Lara tem que crescer e aprender a fazer as coisas que sua irmã mais velha fazia, para poder ajudar seu pai.

" Ele é um pai muito bom. E ele tenta. Nem sempre nos entende, mas tenta e, isso é o mais importante.

Acho mesmo que, uma das coisas que mais gostei nesse livro, foi ver a Lara crescer. Com a partida da irmã para o estrangeiro, ela passa a ser a mulher da casa. Com isso tudo que aconteceu com as cartas, ela sabe que, apesar de estar super envergonhada, a sua vida tem que seguir. Ao longo do livro ela vai se apercebendo de muitas coisas que ela já sabia mas não enxergava e vai também aprendendo muitas coisas novas. É uma personagem incrível!

Mas claro, não posso esquecer dos outros personagens... a Kitty é uma mistura entre pestinha e amorzinho. O pai das meninas transborda amor, lembrou muito o meu pai e adorei isso. O Josh (ex namorado da Margot) consegue ser muito chato, mas sabe aquele chato-fofo? É isso! O Peter (sobre quem não quero falar muito para não ser spoiler) é aquele tipo de menino durão por fora mas, que por dentro, tem um coração enorme e só quer ser feliz.

Deixei a Margot para último pois ela não aparece muito (mas é mencionada muitas vezes ao longo do livro). Apesar disso, queria que no próximo livro (P.S. I Still Love You) ela aparecesse mais ou, que tivesse um livro só para ela, pois quando lemos tudo o que Lara Jean pensa dela, é impossível não nos apaixonarmos por essa personagem também.

Aliás, é impossível não nos apaixonarmos por esse livro. Graças a Deus que estava sozinha no meu quarto e que ninguém me viu chorando como um bebêzinho. Mas não pensem que tudo neste livro vai causar lágrimas. Não mesmo. Vocês também vão rir muito e vão ficar com um aperto no coração quando o livro acabar pois esse mundo da Lara Jean é viciante. É apaixonante, é divertido... é um mundo tão normal, sabem? Aquele normal que você consegue se ver nas personagens... Li em apenas algumas horas, porque não conseguia parar.

Infelizmente, não sei se este livro já foi publicado em português. Li em inglês, no tablet mas, até para quem tiver alguma dificuldade com inglês, pode ler, pois é um nível de inglês bem fácil!

Bom, a minha resenha acaba aqui mas, vou deixar vocês com mais algumas quotes que traduzi para vocês desse livro lindo!

" Eu sempre penso nos "e se", no rumo que não tomei.

" Não sabia na altura a importância que ele iria ter na minha vida e na vida das pessoas que mais amo. Mas mesmo que soubesse, o que é que podia ter acontecido diferente? Nunca iríamos ser eu e ele.

" Mas e agora? O que é que é suposto eu fazer com estes sentimentos todos?

" E depois sorrio para ele e, é preciso muito esforço. Tanto esforço. Mas se não sorrir, vou chorar.

" Não é como nos filmes. É melhor, porque é real.

" O amor é assustador: ele muda; ele pode ir embora. É um dos riscos. Não quero ter mais medo. Quero ser corajosa.

Beijo <3

7 comentários:

  1. Ai, gente *-*

    Esse livro já me conquistou na capa (sim, eu sou dessas!). Mas a trama parece muito bonitinha, bem do jeito que eu gosto!
    Vou procurar para baixar em inglês mesmo, pois me viro bem.
    Adorei a resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nina, também sou apaixonada por capas hahah
      Depois quero saber o que achou :)
      Beijo *

      Excluir
  2. Olá!!
    Que blog lindo o seu!!!
    Esse livro é o mais divulgado no Instagram, principalmente pela Jenny Han!! E estou louca para lê-lo!!

    Beijos
    Priscila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia a autora mas assim que li esse livro fiquei curiosa para ler mais trabalhos dela hahah
      Beijo *

      Excluir
  3. Que capa mais bonitinha e fofa *-*
    O livro me ganhou a primeira vista. Não o conhecia antes, mas me interessei bastante e fiquei curiosa para conhecer toda a história!

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena conhecer mesmo, fiquei encantadaaaa!

      Excluir
  4. Com certeza entrou na minha wishlist! ;*

    http://itlivros21.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações