sexta-feira, 14 de novembro de 2014

DICAS | Como ler em Inglês?

Olá olá!

Hoje venho com um post um pouquinho diferente, mas espero que gostem dele!

Estava conversando com a Iris e sobre indicar alguns livros em inglês fácil e ela achou boa ideia trazer também algumas dicas de como ler em inglês para vocês.

Aqui em Portugal os livros são super caros e muitos deles nem foram publicados aqui por isso, opto por comprar em inglês (quer seja em formato físico ou digital).
Ler em inglês não é nada complicado mas sei que algumas pessoas não sabem por onde começar.

A primeira dica que vos dou é a dica mais óbvia... comprem livros em inglês.

Quando falo isso respondem logo com um " Míriam, tá louca? Claro que é necessário ter livros em inglês para podermos ler em inglês. "
É verdade, mas nem todo o mundo compra. A maioria faz download grátis (não estou criticando... eu também faço alguns downloads grátis gente!) e nunca compra. Mas se você comprar o livro, vai gastar dinheiro nele, certo? E isso pode servir de motivação para lê - lo.

Dica número dois: tenha sempre um dicionário.

Tem muita gente que sente alguma vergonha em ir ver significados no dicionário então, simplesmente tentam compreender a palavra pelo sentido da frase. Isso também dá certo, é verdade... mas ter a ajuda de um dicionário não é vergonha nenhuma! Se estiver lendo e encontrar uma palavra que não compreende, procure no dicionário. Assim vai conseguir ler o seu livro, compreendê - lo e isso também serve para melhorar o seu vocabulário :)

Dica número três: compre livros de criança.

Pronto, essa é uma dica para aqueles que estão do zero mesmo. Pode parecer bobo, mas comprar livros de criança pode ajudar a aprender as coisas mais básicas. Se não sabe o básico, tente ler um livrinho de criança (lembre - se sempre do dicionário) para aprender.

Dica número quatro: leia livros que já leu em português.

Essa dica pode parecer um pouco "desperdício de dinheiro" para alguns. Mas imagine, como já leu aquele livro em português, já sabe a história dele. Então será mais fácil compreender a história em inglês.

Para terminar, vou dar três sugestões de livros em inglês que vocês podem ler. Estou a sugerir livros que achei fáceis em termos de compreensão e que li rapidamente:

~ Before I Die por Jenny Downham (foi um dos primeiros livros que li em inglês)

~ The Notebook por Nicholas Sparks (esta é uma sugestão que dou sempre porque é um livro que quase todo o mundo conhece e, se não conhecem o livro, normalmente conhecem o filme.)

~ To All The Boys I've Loved Before por Jenny Han (que eu já resenhei aqui no Chuva e Livros, se ainda não leram, cliquem aqui para ler)

Por hoje é isso pessoal. Espero ter ajudado com estas dicas!
Não sou nenhuma professora, não me formei em inglês, nem nada disso. Mas como falo a língua e leio bastante em inglês, escrevi aqui algumas dicas que me ajudaram na leitura e que normalmente dou a amigos meus que querem ler em inglês :)

Caso tenham alguma dúvida, perguntem nos comentários. Vou tentar responder o mais rápido possível! E, para vocês que gostam de ler em inglês, agradecia também que partilhassem as vossas dicas e sugestões connosco!

Super beijo,

13 comentários:

  1. Oi,
    Já faz um tempinho que leio em inglês pegando livros emprestados da minha escola de idiomas. Como você disse, comecei por livros infantis, o que me ajudou muito a não querer desistir, afinal, é desanimador pegar logo de cara um livro grande. Agora no black friday eu pretendo comprar a The Complete Sherlock Holmes, que é um livro bem grosso, mais de mil páginas, com todas as histórias do Sherlock. Estou bem ansiosa, porque gosto muito do detetive mas ainda não li todas as histórias.
    Outra coisa que acho legal é edições bilíngues. Não tenho nenhuma, mas como já disse, no black friday quero comprar uma edição bilíngue de O Grande Gatsby.

    leitoresforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, obrigada por partilhar sua experiência connosco!
      Espero que adoooore as histórias do Sherlock :)

      Excluir
  2. Olá, Míriam, boa noite!
    Adorei o post, é justamente o momento que passei alguns meses atrás. Na busca por melhorar meu vocabulário em inglês, decidi que começaria a comprar e ler livros em inglês. Já tinha certo nível de compreensão, então julguei que seria uma boa decisão. Apesar de começar por livros que ainda não havia lido em português (os três primeiros de Heróis do Olimpo, no caso), acabei também comprando os livros da trilogia Divergente, que já havia lido em inglês. E passei a dar essa dica a todos que me perguntam se é difícil ler em inglês: ler primeiro em português e depois partir para o inglês, porque aí você terá uma compreensão maior da história e a leitura fluirá melhor. Algumas pessoas também acharam estranho, mas é um método que funcionou para mim. E adorei a ideia do post, bem útil para quem está começando :D
    Beijos e ótimo fim de semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liah!
      Muito obrigada pelo seu comentário :)
      Fico super feliz por ter gostado da ideia e por ter deixado aqui sua experiência com leituras em inglês!
      Beijo *

      Excluir
  3. Olá.
    Gostei das dicas, são bem úteis e interessantes. Eu costumo praticar com livros que já li em português até "ir pra próxima fase".
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Inês!
      Sim, realmente praticar com um livro que já leu em português torna a leitura em inglês mais fácil :)

      Excluir
  4. Quero muito pegar um livro em inglês, mas ainda tô com um pé atrás. Suas dicas foram ótimas, me deram mais coragem pra comprar logo! AHAHA
    Beeeeeeeijos <3

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebaaaa! Fico muito feliz por saber que as dicas que dei serviram de motivação para você <3

      Excluir
  5. Olá!
    Adorei as dicas!
    Tenho tentado ler em inglês há algum tempo, sem sucesso. Vou tentar com mais afinco agora!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por ter gostado :)
      Tenta sim! Depois passe por aqui e conte para nós como está sendo :D

      Excluir
  6. Oi, flor! Adorei suas dicas. :) Sabe que não pensei em livros infantis? Foi uma boa ideia! Obrigada pelo post e por indicá-lo para mim.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Arquivo do Blog

Visualizações